Secções
Entrar

Chega ao fim a interdição à pesca de sardinha em três zonas

24 de agosto de 2018 às 07:55

A proibição em causa entrou em vigor a 6 de Agosto para "potenciar a recuperação da biomassa".


O período de interdição à pesca, manutenção a bordo, descarga ou venda da sardinha capturada entre os zero e os 20 metros de profundidade nas zonas da Torreira-Furadouro, sul da Figueira da Foz e Altar-Piedade termina esta sexta-feira.

1 de 2

A proibição em causa entrou em vigor a 6 de Agosto para, segundo a informação publicada pela Secretaria de Estado das Pescas em Diário da República no início do mês, "potenciar a recuperação da biomassa, sobretudo no caso dos pequenos pelágicos, num contexto de uma pesca responsável e dos princípios da sustentabilidade".

Ao mesmo tempo, e tendo em conta "a informação existente sobre áreas históricas de distribuição dos juvenis de sardinha nas zonas até aos 20 metros de profundidade", a medida visava "garantir a protecção dessa fracção do recurso".

Na altura, o despacho da tutela estipulava um "período mínimo de 15 dias para protecção dos juvenis, de acordo com recomendação específica do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA)", sendo que "a eficácia" da medida seria "avaliada de forma contínua".

Questionada pela agência Lusa, fonte oficial do Ministério do Mar indicou que "está tudo dentro do previsto", pelo que o prazo termina hoje. Já questionada sobre os resultados da interdição, a mesma fonte remeteu mais informações para o próximo mês.

A interdição afectou as zonas de Torreira-Furadouro, sul da Figueira da Foz e Altar-Piedade a partir da meia-noite do dia 6 de agosto.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela