Secções
Entrar

Cerca de dois terços de 2.562 inquiridos concorda que a PSP usa adequadamente a força

26 de outubro de 2021 às 18:57

Os resultados mostram também que 81,8% das pessoas que responderam ao inquérito sobre a satisfação concordam que a PSP tem respeito dos cidadãos

Cerca de dois terços das 2.562 pessoas que responderam a um inquérito sobre a satisfação da PSP "concorda totalmente" ou "tende a concordar" que a polícia usa adequadamente a força, segundo os resultados hoje apresentados.

A Polícia de Segurança Pública divulgou hoje as conclusões do inquérito nacional de satisfação da população sobre a PSP, iniciativa realizada pela primeira vez por esta força de segurança que teve como objetivo avaliar os índices de satisfação da população residente em Portugal relativamente à atividade da PSP, nomeadamente no que concerne à resposta a situações de emergência e empatia com o cidadão.

O inquérito, realizado sob coordenação do Centro de Investigação do Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna, conclui também que 83,9% dos inquiridos considerou como positiva a capacidade para lidar com problemas de segurança, destacando-se a apreciação de "boa capacidade" com 41,7% das respostas.

Quanto à visibilidade, 72,2% das respostas são positivas, referindo 31,2% "boa visibilidade" e 29,2% respondeu "satisfatória visibilidade".

Segundo o inquérito, 85,2% dos inquiridos fez uma avaliação positiva da capacidade da resposta policial em situações urgentes e quase a totalidade deu nota positiva à adequação de meios.

Os resultados mostram também que 81,8% das pessoas que responderam ao inquérito concordam que a PSP tem respeito dos cidadãos.

Quase a totalidade dos inquiridos considera a atitude dos polícias da PSP como satisfatória e cerca de 83% destaca a forma como os agentes lidam com os problemas de segurança.

Sobre os programas de proximidade da PSP, o mais conhecido pelos inquiridos é a Escola Segura, seguido do programa de apoio às vítimas de violência doméstica.

O inquérito foi feito entre os dias 05 de julho e 03 de agosto por telefone junto de 2.562 pessoas.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela