Bomba recolhida por embarcação da Nazaré foi detonada no mar
Uma bomba em elevado estado de corrosão foi hoje recolhida por uma embarcação de pesca, ao largo da Nazaré, e transportada para o porto local, que se encontra isolado num raio de 300 metros
Uma bomba em elevado estado de corrosão, recolhida esta segunda-feira por uma embarcação de pesca que navegava ao largo da Nazaré, foidetonada a cerca de mil metros da costa.
De acordo com o capitão do Porto da Nazaré, Lourenço Gorricho, "tudo indica que se trata de uma bomba tipo avião, que deverá ter cerca de 202 quilos de H6, um explosivo equivalente a 600 quilos de TNT [trinitrotolueno]". Antes de ter sido detonada, a bomba foi transportada para o porto local, que se encontra isolado num raio de 300 metros, divulgou a capitania.
A bomba foi pescada pelo arrastãoMar Salgado, quando a embarcação "se encontrava na faina ao largo da Nazaré", e foi, segundo a mesma fonte, transportada para o Porto da Nazaré, que "foi isolado, com um perímetro de segurança de cerca de 300 metros".
No fim, com a ajuda da embarcação que a recolheu, o Porto da Nazaré detonou a bomba no mar, a cerca de mil metros da costa. "A operação correu com sucesso. A embarcação "Mar Salgado" colaborou connosco porque era mais seguro não movimentar muito mais a bomba. Saíram para o mar para uma posição pré-definida e a embarcação retirou-se, ficando só elementos das autoridades", revelou o comandante do Porto da Nazaré, Gomes Agostinho.
Edições do Dia
Boas leituras!