Secções
Entrar

BE: Creches mais caras do que propinas nas universidades

24 de setembro de 2015 às 16:30

Catarina Martins, porta-voz do BE, criticou ainda a cobrança do mesmo valor nos transportes públicos a uma criança de 4 anos e a um adulto

A natalidade entrou esta quinta-feira, 24 de Setembro, na agenda do Bloco de Esquerda, tendo Catarina Martins defendido o emprego e salário como primeira medida para resolver o problema demográfico e criticado que as creches sejam "mais caras do que as propinas da universidade".

No final de uma reunião de uma hora à porta fechada com o Conselho de Administração e os directores de serviço da Maternidade Alfredo da Costa, em Lisboa, a porta-voz do BE disse aos jornalistas que Portugal tem dois problemas demográficos: "Uma taxa de natalidade que tem vindo a descer e o problema da emigração, que tira do País a população activa que é também a população em idade de ter filhos".

"Precisamos, em Portugal, de apoios à infância a sério: creches públicas. As creches em Portugal são mais caras do que as propinas da universidade. Precisamos de creches públicas, é preciso apoio, não podemos ter as crianças de 4 anos a pagar o mesmo passe de autocarro de um adulto, precisamos de abono família", enumerou. Além destes apoios, na opinião da bloquista o emprego e o salário são as primeiras medidas para haver mais natalidade em Portugal e assim resolver o problema demográfico do país.

"Em 2015, nós, no primeiro semestre, já temos o défice quase ao dobro daquilo que era a meta para o final do ano. E a direita, que gosta tanto de utilizar os exemplos das famílias quando fala do défice e da dívida, talvez gostasse de responder à pergunta: se uma família ao dia 15 do mês já tivesse gasto muito mais do que o salário que entra em casa, como é que ia chegar até ao dia 30?", atirou, voltando ao tema do défice.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela