Secções
Entrar

App que incentiva poligamia provoca polémica na Indonésia

03 de outubro de 2017 às 12:24

Uma aplicação para telemóvel que incentiva a poligamia está a causar controvérsia na Indonésia, mas o seu criador afirma que quer ajudar mulheres solteiras entre os 40 e 60 anos a encontrar marido

Uma aplicação para telemóvel que incentiva a poligamia está a causar controvérsia na Indonésia, mas o seu criador afirma que quer "simplesmente ajudar" mulheres entre os 40 e 60 anos.

Ayo Poligami (Venha a Poligamia) é uma aplicação gratuita para 'smartphones' que ajuda homens a encontrar mulheres que desejam pertencer a "grandes famílias".

A aplicação, voltada para homens solteiros e casados, viúvos e viúvas, já atraiu mais de 56 mil utilizadores desde o seu lançamento em Abril, disse hoje à agência de notícias francesa AFP Lindu Cipta Pranayama, o criador e designer da aplicação.

Esta plataforma foi fechada recentemente devido a um grande número de contas falsas, mas uma nova versão será relançada na quinta-feira, com critérios mais rigorosos para os utilizadores, acrescentou Pranayama.

"Por causa da controvérsia, inicialmente pensei em remover permanentemente a aplicação, mas quando percebi que muitas mulheres com quarenta ou cinquenta anos ainda estavam solteiras, decidi mantê-la", explicou o designer de 35 anos.

Uma lei de 1974 na Indonésia estabelece o casamento como a união entre um homem e uma mulher, mas a poligamia é tolerada sob certas circunstâncias, sendo que um homem pode ter até quatro esposas.

Um homem deve fazer o pedido a um tribunal islâmico e respeitar várias condições, incluindo a apresentação de um acordo escrito em que a sua mulher aceita o casamento do marido com outra pessoa.

Ainda assim, a poligamia é em geral mal-vista e, os activistas dos direitos das mulheres considera haver uma forte ligação entre a poligamia e a violência doméstica.

"Quando o marido pratica a poligamia, as mulheres são vítimas de violência psicológica", disse Adriana Venny Aryani, membro da Comissão Nacional contra a Violência sobre a Mulher. "A poligamia promovida pela aplicação viola a Constituição indonésia."

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela