Secções
Entrar

António Costa felicita Pedro Sánchez pela vitória

29 de abril de 2019 às 07:23

O primeiro-ministro felicitou o seu homólogo espanhol pela vitória do PSOE nas eleições gerais de Espanha e destacou a elevada participação no ato eleitoral.

O primeiro-ministro português, António Costa, felicitou hoje o seu homólogo espanhol, Pedro Sánchez, pela vitória do PSOE (socialista) nas eleições gerais de Espanha e destacou a elevada participação neste ato eleitoral.

"Felicitei [Pedro] Sánchez Castejon pela vitória nas eleições espanholas, marcadas por uma forte participação cívica", escreveu António Costa, numa mensagem na rede social "Twitter".

O PSOE (socialista) foi o partido mais votado, com 28,8% dos votos, nas eleições gerais realizadas hoje em Espanha, com o conjunto da direita a não conseguir alcançar a maioria absoluta apesar da forte subida do Vox (extrema-direita).

Quando estão escrutinados 94,21% dos votos, o PSOE elege 122 deputados (28,8% dos votos) no Congresso dos deputados, o PP (Partido Popular, direita) 65 (16,7%), o Cidadãos 57 (15,8%), o Unidos Podemos 42(extrema-esquerda) 42(14,3%) e o Vox 24(10,2%).

A futura composição da câmara baixa das Cortes Gerais espanhola está assim repartida por estes cinco partidos e por outros regionais mais pequenos, como os separatistas catalães e os nacionalistas bascos.

Como partido mais votado, o PSOE vai tentar encontrar o apoio de outros para tentar alcançar uma maioria absoluta de 175 mais um num total de 350 deputados.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela