Secções
Entrar

Acusados de angariar trabalhadores com falsas promessas

24 de julho de 2017 às 17:33

Três arguidos e uma empresa acusados de oito crimes de tráfico de pessoas, em concurso aparente com a prática de oito crimes de burla relativa a trabalho ou emprego

O Ministério Público acusou três pessoas e uma empresa de, em 2013, angariar trabalhadores da construção civil para França, com promessas de salários "apetecíveis" e despesas incluídas, mas colocaram-nos em condições "indignas", referiu a Procuradoria-Geral Distrital do Porto esta segunda-feira.

Na sua página oficial, a procuradoria salienta que os três arguidos, dois homens e uma mulher, e a firma estão acusados de oito crimes de tráfico de pessoas, em concurso aparente com a prática de oito crimes de burla relativa a trabalho ou emprego.

Segundo a acusação, cita na nota, os donos da empresa, juntamente com uma terceira pessoa, decidiram, no âmbito da sua actividade económica e comercial, angariar trabalhadores da construção civil para obras que decorriam em Paris, França, e publicitaram esta sua intenção.

Após serem contactados por vários trabalhadores, os arguidos, "logrando convencê-los a aceitar" a proposta, ofereceram-lhe viagens, estadia e alimentação paga e salários que variavam entre os 1.200 e 2.500 euros, consoante a função desempenhada, sustenta.

Na concretização do seu desígnio, os suspeitos transportaram para França oito trabalhadores, três a 23 de Julho e cinco a 04 de Agosto de 2013, mas, ao contrário do prometido, não lhes pagaram integralmente os salários, deixando em falta cerca de 10.801 euros, nem providenciaram alimentação e habitação, "deixando-os por largos períodos à sua sorte, sem dinheiro ou em condições indignas", frisa a acusação.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela