Secções
Entrar

1500 pessoas socorridas num dia no Mediterrâneo

01 de agosto de 2016 às 21:03

A guarda costeira italiana coordenou as operações de socorro de 14 embarcações

Mais de 1500 migrantes foram hoje socorridos ao largo da Líbia, anunciou a guarda costeira italiana, o que eleva o número de pessoas resgatadas naquela zona a mais de 8 mil em cinco dias.

No total, a guarda costeira coordenou as operações de socorro de 14 embarcações, realizadas pelos seus navios, pelos da marinha italiana, da operação europeia contra os traficantes de pessoas Sophia e de organizações humanitárias.

Mas o total dos chegados à Europa desde o início deste ano, cerca de 94 mil pessoas, na maioria originárias da África subsaariana, "é o mesmo que no ano passado", salientou na rede social Twitter o porta-voz em Itália da Organização Internacional para as Migrações (OIM), Flavio di Giacomo.

A travessia custou a vida a mais de 3 mil migrantes desde o início do ano, sobretudo ao largo da Líbia, ou seja, mais 50% que no mesmo período do ano passado, segundo as mais recentes estimativas da OIM.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela