
Bolsonaro é hoje ouvido em tribunal sobre tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro tentava a reeleição e não aceitou a derrota nas urnas.
Bolsonaro tentava a reeleição e não aceitou a derrota nas urnas.
Bolsonaro e os outros sete réus serão julgados por tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, envolvimento em organização criminosa armada, dano qualificado e deterioração de património, crimes cujas penas somadas podem chegar a mais de 20 anos de prisão.
"O Presidente jamais compactuou com qualquer movimento que visasse a desconstrução do Estado Democrático de Direito ou as instituições que o pavimentam", disse a defesa.
A Polícia Federal está a realizar a Operação Tempus Veritatis "para apurar organização criminosa que atuou na tentativa de golpe de Estado e abolição do Estado Democrático de Direito, para obter vantagem de natureza política com a manutenção do então Presidente da República no poder".
O presidente brasileiro quer concorrer às eleições presidenciais de outubro com Walter Braga Netto como candidato a vice-presidente. Já trabalham juntos desde 2020.
A morte da vereadora Marielle Franco despertou reacções imediatas de indignação e choque. Noticiários permanecem focados em tiroteios, assaltos e assassinatos diários na capital 'carioca' e na sua região metropolitana.