
OE2023: Governo propõe aumento mínimo de 52 euros por ano até 2026 na função pública
Mariana Vieira da Silva garantiu que nenhum funcionário público terá um aumento inferior a 208 euros até 2026.
Mariana Vieira da Silva garantiu que nenhum funcionário público terá um aumento inferior a 208 euros até 2026.
O Governo aprovou em Conselho de Ministros a subida do salário mínimo para 705 euros a partir de 1 de janeiro.
A proposta do Governo prevê a subida do salário mais baixo da administração pública, de 645 euros, para o salário mínimo nacional de 665 euros e da posição remuneratória seguinte, dos atuais 693 euros para 703 euros.
De acordo com José Abraão, o Governo admite ajustar as posições remuneratórias mais baixas da Função Pública em função do aumento do salário mínimo nacional, que por si só não garante nada aos funcionários públicos.
Arranca este terça-feira a negociação coletiva geral anual, com os representantes dos trabalhadores a exigirem aumentos salariais em 2021.
As atualizações salarais da administração pública são retroativas a 1 de janeiro.
Em 2020, o Governo vai aumentar em 10 euros os funcionários públicos que estão posicionados nos níveis 4 e 5 da Tabela Remuneratória Única (TRU), mantendo para os restantes a atualização de 0,3%.
O secretário de Estado da Administração Pública, José Couto, e as três estruturas sindicais da função pública vão iniciar nova ronda negocial sobre aumentos salariais.
O secretário de Estado da Administração Pública, José Couto, vai reunir-se com sindicatos para discutir uma atualização de sete euros para os dois patamares mais baixos da Tabela Remuneratória Única.
A proposta que foi apresentada aos sindicatos "consubstancia aquilo que achamos [até onde] podemos ir", admitindo, porém, que "pode ter nuances".
Proposta que o Governo está a apresentar aos sindicatos da função pública prevê uma atualização de sete euros para os dois patamares mais baixos da Tabela Remuneratória Única da função pública, que acresce aos 0,3% que já tinham sido decididos.
Serão abrangidos os trabalhadores nos níveis mais baixos da Função Pública, até aos 683 euros. Para os restantes a subida continua a ser de 0,3%, com efeitos retroativos a janeiro.
No edifício da Presidência do Conselho de Ministros, em Lisboa, dirigentes da Frente Comum, CGTP e UGT vão conhecer as propostas do Governo do Orçamento do Estado para 2020.
Em audição no Parlamento, Joana Mortágua quis ainda saber quantos trabalhadores atingiram a nova remuneração base por mérito.
Medida entra em vigor esta quinta-feira mas com efeitos retroativos ao primeiro dia de janeiro.
O lendário Jeep Wrangler continua a exibir as suas credenciais vencedoras com a conquista do "Special Off-Road Award".