
Portugal tem o pior resultado da OCDE na saúde mental
"Os portugueses vivem muito, mas vivem muito tempo com má qualidade de vida", aponta o sub-diretor-geral da Saúde para a área da Saúde Pública, André Peralta.
"Os portugueses vivem muito, mas vivem muito tempo com má qualidade de vida", aponta o sub-diretor-geral da Saúde para a área da Saúde Pública, André Peralta.
Iniciado em maio de 2023 e já a funcionar em 25 unidades locais de saúde, o projeto "Ligue Antes, Salve Vidas" obriga o utente a ligar para o SNS 24 antes de se dirigir à urgência.
Este novo serviço de teleconsulta destina-se a utentes que disponham de equipamento com câmara, microfone e ligação à internet.
Para realizar a teleconsulta, o utente precisa de acesso a telemóvel e a um dispositivo com câmara, microfone e ligação à internet, devendo também assegurar que se encontra num ambiente tranquilo e sem interferências externas.
Documento distribui culpas por ministério, hospital e Infarmed. Ex-secretário de Estado e instituições de saúde desvalorizam o conteúdo.
Médicos, professores e forças de segurança são prioridade para o líder da AD, que prometeu soluções em 60 dias. À SÁBADO profissionais das várias àreas dizem acreditar que Montenegro irá cumprir com a palavra.
Diminuição dos prazos na marcação de consultas de saúde familiar, inclusão da teleconsulta como uma alternativa ao atendimento presencial, e assegurar enfermeiro e médico de família foram os três eixos na saúde.
Este fármaco é composto por um opiáceo – quando consumido em grandes quantidades provoca dependência. As autoridades nacionais estão alerta.
"Os jovens têm resistência em recorrer ao apoio psicológico", alerta Margarida Gaspar de Matos, uma das investigadoras envolvidas no estudo.
"A atividade de cuidados de saúde primários e hospitalares do Serviço Nacional de Saúde (SNS) regista uma visível recuperação até ao final de fevereiro", face a 2021.
Entre as 10 recomendações está a necessidade de continuar a investir na teleconsulta, mas não a confundindo com a telemedicina: "Esta última precisa de ser mais trabalhada e deve ter mais treino".
A doença não tem cura e afeta um em cada três portugueses – mas tem vários tratamentos. Os especialistas aconselham a fazer mais do que uma terapêutica e a não desistir perante o que parece ser impossível de derrotar.
Estima-se que 21% dos melanomas ficaram por diagnosticar no ano passado e que 33,6% das consultas não foram realizadas devido à pandemia, em todo o mundo.
Inquérito revela "grandes dificuldades" no acesso a consultas e tratamentos de reabilitação, com apenas um terço dos doentes a ter continuado as consultas médicas de seguimento de "forma habitual".
"Tal como agora estamos a assistir a uma descida muito significativa dos casos", se se reverter demasiado depressa as medidas atuais, "também irão voltar a subir com a mesma velocidade".
Profissionais de saúde dispõem agora de um guião desenvolvido pelo Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, que também pode ser aplicado a utentes com fatores de risco.