
Municípios campeões das taxas turísticas
Lisboa lidera, com €25,3 milhões na cobrança dos primeiros sete meses do ano. Albufeira entra agora na corrida e alguns hóspedes discordam.
Lisboa lidera, com €25,3 milhões na cobrança dos primeiros sete meses do ano. Albufeira entra agora na corrida e alguns hóspedes discordam.
A plataforma online de alojamento anunciou que, nos primeiros nove meses de 2018,, entregou 3,7 milhões de euros à Câmara de Lisboa e 1,8 milhões à Câmara do Porto.
A plataforma 'online' de alojamento Airbnb anunciou que, nos primeiros nove meses deste ano, entregou 3,7 milhões de euros à Câmara de Lisboa e 1,8 milhões de euros à Câmara do Porto, relativos à taxa turística.
A plataforma electrónica já entregou ao município de Lisboa 8,1 milhões de euros desde 2016.
Vítor Costa, director-geral da Associação Turismo de Lisboa, só recomenda a adopção de taxas turísticas nos municípios com uma "dimensão" e "amadurecimento" adequadas do turismo. Não é o caso do Barreiro, exemplificou.
O presidente da Câmara do Porto admitiu introduzir taxas turísticas no concelho para "atenuar a pegada turística na cidade"
Afirmam que visam resolver finanças dos municípios.
Nos últimos cinco anos, a receita global das Câmaras caiu 1.600 milhões de euros, segundo um relatório elaborado pela Universidade do Minho e citado pelo Jornal de Notícias.
Bruxelas sublinha, em resposta à deputada social-democrata Cláudia Monteiro de Aguiar, que a taxa turística introduzida pela Câmara Municipal de Lisboa constitui uma violação à legislação da União Europeia.
Os jornais nacionais desta quarta-feira, 1 de Abril, destacam ainda a confusão na contagem das eleições na Madeira e as respostas de José Guilherme ao Parlamento no caso GES.
O ministro da Economia, Pires de Lima, voltou a criticar esta quarta-feira, 4 de Fevereiro, no Parlamento a implementação das taxas turísticas em Lisboa, tema sobre o qual no ano passado fez declarações que geraram polémica.
A AHRESP mostrou-se ontem contra a introdução de taxas turísticas que revertam para as autarquias, por considerar que são impostos penalizadores para a economia. A Câmara de Aveiro está a estudar uma taxa que pode ir até aos dois euros.