
TAP: Comissão de inquérito ouve esta semana representantes dos trabalhadores
Até agora, foram ouvidas dez das cerca de seis dezenas de pessoas que passarão pela comissão parlamentar.
Até agora, foram ouvidas dez das cerca de seis dezenas de pessoas que passarão pela comissão parlamentar.
O Sindicato dos Trabalhadores dos Aeroportos Manutenção e Aviação avançou com três pré-avisos de greve. Em causa estão inconformidades no pagamento de trabalho extraordinário e questões relacionadas com a avaliação de desempenho.
A insolvência da Groundforce foi aprovada pelo tribunal da Comarca de Lisboa, dando razão ao pedido da TAP.
Mantém-se, no entanto, um pré-aviso de greve para a segunda quinzena de agosto, do Sindicato dos Trabalhadores dos Transportes de Portugal (STTAMP).
Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos anunciou decisão sobre greve prevista na Groundforce, nos dias 30, 31 de julho e 1 de agosto, depois da confirmação da TAP do pagamento aos trabalhadores.
Companhia aérea diz que proposta feita à Groundforce contempla a realização de um novo adiantamento "por conta de serviços prestados e a prestar" com o objetivo de viabilizar o pagamento daquele subsídio, evitando que "se precipite um cenário de disrupção numa altura crítica para os clientes".
Os detalhes do acordo só serão divulgados no fim das negociações, que devem ocorrer no final do dia desta sexta-feira.
Para o Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos, a TAP está neste momento a sofrer as consequências da decisão de não voar nos meses de abril, maio e junho.
Segundo a empresa, 324 colaboradores (11,4% do total) ficarão a garantir as operações diárias.