
TAP: Comissão de inquérito ouve esta semana representantes dos trabalhadores
Até agora, foram ouvidas dez das cerca de seis dezenas de pessoas que passarão pela comissão parlamentar.
Até agora, foram ouvidas dez das cerca de seis dezenas de pessoas que passarão pela comissão parlamentar.
Sindicato dos Técnicos de Manutenção de Aeronaves aponta o recurso da TAP e PGA à subcontratação de reboques das frotas como um entrave na retenção de profissionais nas respetivas companhias.
O assédio moral e a pressão para trabalhar em dias de folga, ou o medo de errar no desempenho das funções devido à falta de colegas e de organização, são algumas das razões que levam os técnicos de manutenção de aeronaves a ter sinais de cansaço e de esgotamento emocional.
Centenas de pilotos, tripulantes de cabine e técnicos de manutenção protestaram numa marcha silenciosa até ao Ministério das Infraestruturas.
O despedimento coletivo na TAP vai abranger 82 trabalhadores, abaixo dos 124 previstos, após a adesão às medidas de rescisão voluntária.
O Sindicato dos Técnicos de Manutenção de Aeronaves diz que o acordo de emergência com a TAP prevê que 50 trabalhadores possam recorrer à transição para a PGA e a reformas antecipadas. A redução de horário e de salários "salva" outros 124 do despedimento, garante.
Os detalhes do acordo só serão divulgados no fim das negociações, que devem ocorrer no final do dia desta sexta-feira.
"Dos 750 despedimentos previstos nos trabalhadores de terra da TAP 450 são da TAP Manutenção e Engenharia (TAP ME), uma área da empresa que, desde há várias décadas, apresenta resultados positivos para o grupo TAP", referiu o Sindicato dos Técnicos de Manutenção de Aeronaves.
Perante o anunciado despedimento de três mil trabalhadores da companhia portuguesa, o sindicato alerta para o facto de o rácio de técnicos de manutenção por aeronave estar abaixo da média praticada em companhias de referência.
Companhia aérea vai reduzir em cerca de 187,5 milhões a sua massa salarial, baixando a sua frota para 88 aviões. E vai despedir mais 750 tripulantes efetivos, além dos mais de mil que já tinha anunciado.
Leva em média 10 anos até um profissional destes estar totalmente autónomo, relata sindicato. Em vez de mais de 3 mil, há menos de 900 técnicos.
Conselho de Administração da companhia aérea esteve reunido com quatro sindicatos e assegurou que "tudo será feito para a viabilização da empresa e a manutenção dos postos de trabalho".
A greve dos técnicos de manutenção de aeronaves da companhia aérea açoriana obrigou ao cancelamento de 15 ligações inter-ilhas das 32 planeadas.
De acordo com o porta-voz da companhia aérea açoriana os passageiros afetados estão a ser "protegidos em voos nos dias subsequentes".
Os trabalhadores já se encontravam em greve à realização do trabalho noturno a efetuar das 24:00 às 08:00, bem como à prestação de trabalho extraordinário, desde 28 de outubro.
Erro no sistema das Finanças e da Segurança Social confundiu duas mulheres com o mesmo nome e a viver na mesma aldeia de Sapiãos, no concelho de Boticas.