
Sindicatos bancários denunciam no parlamento clima de assédio nos bancos
Os bancários têm vindo a diminuir significativamente quando o trabalho não diminuiu, aponta dirigente sindical.
Os bancários têm vindo a diminuir significativamente quando o trabalho não diminuiu, aponta dirigente sindical.
Os 23 trabalhadores abrangidos pelo despedimento coletivo não aceitaram as condições propostas pelo banco para saírem.
Miguel Maya, presidente executivo do banco, indicou em mensagem que esperava a saída de todos os trabalhadores se desse por negociação, mas que "não foi possível, como se pretendia, concluir este processo exclusivamente pela via negocial".
As sete estruturas sindicais foram ouvidas esta quinta-feira na comissão parlamentar de Trabalho e Segurança Social a pedido do grupo parlamentar do PSD, na sequência dos recentes anúncios de mais despedimentos na banca portuguesa.
O Ministério das Finanças acredita que a denúncia dos acordos de empresa assinados com os sindicatos, que regem os direitos dos trabalhadores, vai dar solidez à Caixa Geral de Depósitos.
A 24 de agosto, os funcionários da Caixa Geral de Depósitos fizeram greve contra a denúncia do acordo de empresa.
Maria João Carioca defendeu a denúncia do acordo de empresa para garantir a sustentabilidade da Caixa. A administradora da CGD assegura a normalidade nas promoções que vão ser feitas em Setembro, quando começam as negociações com os sindicatos.
A convocação da greve é feita pelo Sindicato dos Trabalhadores das Empresas do Grupo Caixa Geral de Depósitos.
No final de Julho, a CGD anunciou que obteve lucros consolidados de 194 milhões de euros no primeiro semestre deste ano.
O Sintaf ataca o regulador por querer "piorar as condições de vida e de trabalho dos trabalhadores". O SNQTB classifica a posição do Banco de Portugal como "inoportuna". O supervisor justifica a decisão com o que aconteceu no sector.
"Só com a nacionalização se pode garantir a continuidade dos postos de trabalho, bem como a estabilidade da economia portuguesa", indica organização em comunicado
Sindicato da Atividade Financeira preocupado com negociações com a Lone Star.
Os sindicatos continuam a negociar com a caixa económica do Montepio o novo acordo de empresa. Ainda não é claro se a manutenção dos salários será por dois ou três anos. Mas haverá sempre contrapartidas.
O Banco Central Europeu aprovou 11 nomes propostos pelo Governo para o Conselho de Administração da CGD
Para o Sindicato dos Trabalhadores da Actividade Financeira, o que é "profundamente importante e imprescindível" a Portugal é que a CGD "intervenha na economia e seja regulador e referência no sector bancário
Num comunicado enviado às redacções, a comissão de trabalhadores do Novo Banco acusa a gestão de Stock da Cunha de ter interrompido as negociações e ter concluído o despedimento colectivo de forma unilateral.