
Anacom multa CTT em 400 mil euros. Infrações incluem abandonar envios na rua
O regulador aplicou uma coima de quase 400 mil euros aos CTT, considerando que a empresa violou as obrigações do serviço postal universal.
O regulador aplicou uma coima de quase 400 mil euros aos CTT, considerando que a empresa violou as obrigações do serviço postal universal.
Anacom determinou a redução do preço no serviço postal universal, após os CTT terem falhado os indicadores de qualidade.
Regulador do setor determinou novas regras para o sistema de medição dos indicadores de qualidade do serviço postal universal.
O regulador do sector determinou novas regras para o sistema de medição dos indicadores de qualidade do serviço postal universal.
Os CTT fecharam 53 lojas este ano e abriram 70 postos em lugares "caricatos" como tascas, cafés ou papelarias e se há clientes satisfeitos, outros censuram a falta de "confidencialidade" a que está obrigado o Serviço Postal Universal.
A decisão final já foi tomada pela Anacom. Os CTT vão mesmo ter de baixar os preços até 1 de Outubro, e por um período mínimo de três meses.
O aumento de preços em 2018 será de 4,415% e não 4,5% como tinha sido anunciado.
Os Correios asseguram, em comunicado, que cumpriram os níveis globais de qualidade de serviço impostos em 2017, ficando mesmo acima do exigido.
A consulta pública sobre a proposta para os novos níveis de serviço dos CTT já foi adiada. Termina, agora, a 19 de Março.
O ministro do Planeamento responsabilizou o anterior Executivo por ter privatizado os CTT a 100%, o que impede hoje o Estado de ter uma palavra a dizer relativamente a opções de gestão. Lembrou que o acompanhamento da qualidade de serviço pela Anacom já teve consequências e realçou o compromisso do presidente dos Correios com o serviço postal universal.
O regulador das comunicações determinou os objectivos que os CTT têm de atingir na entrega de correio, a partir de 1 de Julho e que vigorará até 2020.
Francisco Lacerda revelou, em entrevista ao ECO24, que os CTT não necessitam de realizar um despedimento colectivo.
As propostas do PEV, BE e PCP para recuperação do controlo dos Correios pelo Estado foram rejeitadas. A resolução do PS para criar um grupo de trabalhado para avaliar o actual contrato de concessão foi aprovada.
O presidente da Anacom foi eleito esta quinta-feira presidente do grupo de reguladores europeus dos serviços postais. João Cadete de Matos vai assumir esta função em 2019.
Por não ter cumprido um dos 11 indicadores de qualidade do serviço em 2016, os CTT estão a ser obrigados pela Anacom a reduzir os preços até ao final do ano. Os CTT ainda podem responder à decisão.
Os preços do serviço postal universal praticados em Portugal são inferiores à média da União Europeia, segundo a Anacom. Tendo em conta o poder de compra, os preços das encomendas são superiores.