
BE insiste que não pode haver minas de lítio "contra a vontade das populações"
Catarina Martins reafirmou o compromisso do Bloco de Esquerda para parar o processo da concessão na Serra da Argemela.
Catarina Martins reafirmou o compromisso do Bloco de Esquerda para parar o processo da concessão na Serra da Argemela.
A porta-voz do PAN está debaixo de fogo por causa da participação em produtoras de frutos vermelhos. Numa diz que já não é sócia e o documento que enviou à SÁBADO comprova isso mesmo. Na outra, defende a venda local, mas mais de 90% é para exportação.
Consulta pública para a exploração de lítio na serra da Argemela está a decorrer em pleno estado de emergência. PAN fala em tentativa de silenciar as populações
Os movimentos cívicos disseram que o ministério tutelado por João Pedro Matos Fernandes decidiu "realizar estas reuniões à porta fechada", pelo que decidiram assinar "um pedido de transparência".
Tudo começou em 2016. Entretanto, os protestos já levaram João Galamba a cancelar visitas depois da polémica com o contrato de concessão de exploração de lítio no concelho de Montalegre.
Mais de 400 manifestantes de diferentes movimentos independentes de defesa do ambiente e de proteção do património rural protestaram contra a concessão e exploração a céu aberto do lítio em Portugal.
Entre os minerais a serem extraídos, encontram-se o "césio e o rubídio", que são radioativos. "É fator de risco muito elevado em problemas de saúde como a infertilidade e o cancro", sublinha partido.
Quatro meios aéreos no local.