
Governo reconhece muitas sugestões da OCDE mas não tem de as seguir
"Os portugueses sabem o que fazer com Portugal", acrescentou secretário-geral da OCDE.
"Os portugueses sabem o que fazer com Portugal", acrescentou secretário-geral da OCDE.
O ex-ministro português da Economia era o economista-chefe interino da OCDE e ainda assinou o Economic Outlook de Maio. Com a nomeação de Laurence Boone para o cargo, Santos Pereira regressa à liderança dos estudos por país do departamento de Economia da OCDE.
O secretário-geral da OCDE esteve esta manhã no Parlamento português, defendendo os méritos da globalização, mas alertando para o descontentamento que também tem gerado e a necessidade de os governos actuarem.
O secretário-geral da OCDE elogiou o "feito grandioso" de controlo do défice orçamental que atribuiu à liderança do actual primeiro-ministro e ao ministro das Finanças.
Para o secretário-geral da OCDE, Angel Gurría, a eventual aplicação de sanções a Portugal "é improvável e é desnecessária", defendendo, por oposição, que "neste momento a resposta deve ser flexibilidade e criatividade"
O secretário-geral da OCDE acredita que a economia poderá crescer entre 1,3% e 1,5% em 2015, e 2% em 2016, beneficiando da desvalorização do petróleo e do euro
O secretário-geral da OCDE, Angel Gurría, elogiou hoje, em Bruxelas, os esforços feitos pelos países sob programa, destacando em particular as reformas em Portugal, Espanha e Irlanda, "superiores" àquelas efectuadas pelos países do norte da Europa.
Angel Gurria, considerou hoje que a taxa imposta aos depósitos bancários no Chipre é preferível aos "graves prejuízos" que os depositantes teriam em caso de colapso do sector financeiro cipriota.
O secretário-geral da OCDE, Angel Gurría, manifestou sábado, em entrevista a um jornal alemão, o seu apoio à intenção do Banco Central Europeu (BCE) de comprar títulos de dívida de países da zona euro, em dificuldade.
José Ángel Gurría, secretário-geral da OCDE, diz que o BCE deve utilizar o seu "poder de fogo formidável" para aliviar as taxas da dívida de Itália e Espanha. Corte na taxa de referência do BCE também seria sinal de que o BCE está a proteger o sistema .
Secretário-geral da OCDE considera que só com uma forte rede de segurança do euro a Europa conseguirá "chocar os mercados de forma positiva".
Portugal pode precisar de passar para "a próxima fase" na ajuda externa que está a receber. As restantes nações do euro estão, pelo contrário, a fazer bons progressos. Nem tudo se pode resumir à palavra "austeridade" na ajuda aos países em dificuldades. O centro deve passar por cortar privilégios e isenções, diz o secretário-geral da OCDE.
O secretário-geral da OCDE, Angel Gurria, considerou hoje que o aumento dos impostos é uma condição essencial para garantir o crescimento no futuro, não só em Portugal, mas noutros países do mundo.
O secretário-geral da OCDE, Angel Gurria, considerou esta quarta-feira que o aumento dos impostos é uma condição essencial para garantir o crescimento no futuro, não só em Portugal, mas noutros países do mundo.
O secretário-geral da OCDE mostrou-se hoje convicto de que um eventual incumprimento por parte da Grécia não afectará Portugal, que tem actualmente o apoio dos líderes europeus no cumprimento do seu plano de ajustamento.
Para o secretário-geral da OCDE, os países que pertencem à organização precisam de fazer mais esforços para reduzir os seus défices. No entanto, Angel Gurria elogia o trabalho feito pelos bancos centrais nesta crise.