
Reciclagem de embalagens aumenta 8% em Portugal
O setor das embalagens é o único fluxo de resíduos urbanos a cumprir as metas nacionais para a reciclagem.
O setor das embalagens é o único fluxo de resíduos urbanos a cumprir as metas nacionais para a reciclagem.
Em fevereiro passado a associação já tinha dito que Portugal só tinha reciclado 12% do plástico dos resíduos urbanos, ou seja só 72 mil toneladas de um total de 600 mil toneladas.
Matos Fernandes explicou que o objetivo é avaliar se a gestão dos resíduos urbanos está a ser feita corretamente. Aterro é contestado pela população.
Segundo dados da Agência Portuguesa do Ambiente, só 72 mil toneladas de um total de 600 mil foram recicladas. Pacto Português para os Plásticos visa atingir 100% de plástico reciclável nas embalagens até 2025.
A produção de resíduos urbanos nos Açores tem vindo a registar, desde 2016, aumentos anuais na ordem dos 4%, devido sobretudo ao crescimento do turismo em quase todas as ilhas, mas essencialmente em São Miguel.
O Governo aprovou o lançamento de 10 avisos dentro do PO SEUR, um programa de investimento para projetos sustentáveis. Do total de 45 milhões, 15 milhões vão para a compra de novos barcos da Transtejo e 5 milhões para projetos de recolha de resíduos urbanos.
Associação ambientalista afirma que se investe demais na queima em vez da reciclagem e ameaçou fazer queixa à Comissão Europeia.
No ano passado, a deposição de resíduos urbanos biodegradáveis em aterro aumentou para 43%.
O presidente da Câmara de Lisboa voltou hoje a defender a possibilidade de as autarquias estabelecerem quotas para o alojamento local e de poderem tirar autorizações em casos de violação de regras de ruído ou limpeza, por exemplo.
Resíduos urbanos em 2016 cresceram 2,6% em relação a 2015.
A ideia passa por construir uma unidade móvel que faça o processo de recuperação do vidro nas várias instalações de tratamento para aumentar significativamente a taxa de reciclagem de vidro que em Portugal não chega a 50%.
As acções da Mota-Engil estão a disparar 5% no dia em que a empresa confirma dois contratos de sete anos na Costa do Marfim no sector dos resíduos.
A taxa gera receitas muito superiores aos gastos com licenciamento e monitorização de aterros de Resíduos Sólidos Urbanos
A inovação tecnológica é uma arma que a administração local também está a usar para extrair mais valor da informação que cria e gere. O Power BI da Microsoft já trata dados relacionados com a área do ambiente, mas o objectivo é alargar a outras áreas.
O acordo terá ainda de ser aprovado pelo executivo camarário e pela Assembleia Municipal.
Em Portugal foram recolhidos 517 quilos de resíduos urbanos por habitante em 2009, com Porto Santo e Albufeira a liderarem a lista por concelho, segundo dados esta segunda-feira divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).