Sábado – Pense por si

Em Lisboa há uma empresa que explora sozinha 147 casas para turistas

Chama-se Lisbon Apartments e é, em números, a empresa que mais unidades de alojamento local explora na cidade de Lisboa. À semelhança do que acontece com a maioria das empresas na área, todos os seus imóveis são arrendados. O sector sublinha que estes casos são uma minoria no panorama global do alojamento local.

Alojamento local pesa 12% dos hóspedes em Portugal

O INE divulgou os dados de hóspedes e dormidas no alojamento local. É um número que permite traçar um peso desta forma de acomodação a turistas. Contudo, face aos registos no RNAL, há um fosso assinalável quanto ao número de unidades consideradas pelo INE.

Que propostas tem a hotelaria para o alojamento local?

A presidente não executiva da Associação da Hotelaria de Portugal (AHP), Cristina Siza Vieira, defende que parte da oferta turística no mercado português "não tem controlo ou intervenção" do Turismo de Portugal ou das autarquias.

40% do alojamento local ainda está ilegal

A maioria das unidades de alojamento local já está registada, cumprindo com a legislação em vigor. Contudo, se comparados o número de registos com os anúncios online, persistem as discrepâncias. O impacto também se faz sentir nos preços do metro quadrado.

A Newsletter SÁBADO Edição Noite no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 21h