Primeiro dia do ano com chuva, vento e ondulação fortes
Na quarta-feira, as temperaturas vão registar uma subida, em especial a mínima, no entanto, ainda com valores entre 0 e -3°C em muitos locais do interior das regiões norte e centro.
Na quarta-feira, as temperaturas vão registar uma subida, em especial a mínima, no entanto, ainda com valores entre 0 e -3°C em muitos locais do interior das regiões norte e centro.
Governo peruano declarou estado de emergência em várias regiões após a chegada de migrantes provenientes do Chile, que provocou sobrecarga em serviços locais e gerou tensões sociais. As autoridades mobilizaram forças de segurança para gerir a situação e fornecer apoio às comunidades afetadas.
Filipe Sousa, deputado único do partido Juntos Pelo Povo (JPP), afirmou na votação do OE2026 que o Governo trata as regiões autónomas como "nota de rodapé", bem como um "apêndice incómodo no corpo do Estado, que só serve para preencher espaço nos documentos oficiais".
A análise revela “uma forte concentração empresarial, com quatro grandes grupos privados a deterem aproximadamente dois terços da capacidade instalada”, o que limita “a diversidade concorrencial”
O deputado único do JPP quer que habitantes das regiões autónomas deixem de ser fiadores do Estado.
O documento explica que a redução se registou em todas as regiões, tendo a Madeira apresentado o recuo mais relevante (-19,1%).
Várias regiões do nordeste italiano sofreram grandes inundações, esta segunda-feira, devido à chuva intensa. Os bombeiros tiveram de realizar dezenas de operações de resgate.
As sub-regiões mais afetadas foram a Península de Setúbal, com 647 ocorrências, a Área Metropolitana do Porto, com 423 incidentes, e o Algarve, com 586 situações.
Viseu, Porto, Viana do Castelo, Aveiro, Coimbra e Braga são as regiões do país que estão sob aviso amarelo.
O estado norte-americano de Nova Iorque foi atingida por um forte nevão, num momento em que as temperaturas baixas batem recordes em algumas regiões dos EUA.
Segundo o IPMA, "os maiores acumulados de precipitação deverão registar-se no litoral Norte e Centro e nas regiões montanhosas, podendo até domingo" superar "em alguns locais os 150 mm".
A produção de café está a ser afetada pelo impacto do furacão Melissa, do tufão Kalmaegi, pelas escassas chuvas nas regiões produtoras brasileiras e pela falta de mão de obra.
Segundo a meteorologista do IPMA, deverá chover quase todos os dias da semana, mas com intensidade incerta.
Nos restaurantes e bares do país vizinho encontra-se o melhor que há de peixe, marisco, carne, enchidos, vegetais e vinho. Embarque nesta viagem para saber o que pode degustar em cada uma das regiões de Espanha. Vai gostar.
Por causa da chuva forte, o IPMA já emitiu aviso laranja para as regiões do norte e centro entre as 3h de sexta-feira e as 00h00 de sábado e aviso amarelo apenas para os distritos de Lisboa, Santarém e Castelo Branco entre as 3h de sexta-feira e as 6h de sábado.
Mudança de regras começou nos Estados Unidos e será gradualmente aplicada noutras regiões.