
Eurostat e INE continuam a "dialogar" sobre efeito da "complexa" recapitalização da CGD
O gabinete de estatística europeu voltou a não se pronunciar sobre os efeitos da recapitalização do banco público no défice.
O gabinete de estatística europeu voltou a não se pronunciar sobre os efeitos da recapitalização do banco público no défice.
As duas autoridades estatísticas estão em desacordo. O Eurostat lembra prejuízos desde 2012 e quer o impacto total no défice. O INE defende que é um investimento financeiro como qualquer outro, e portanto só deve ter efeito na dívida.
O Novo Banco acrescentou quase 5 mil milhões à soma de recapitalizações e compras de activos entre 2008 e 2014. Soma de impactos no défices é menor, mas a dívida pública subiu ainda mais, devido a empréstimos concedidos pelo Estado
A directora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, afirmou hoje que a prioridade da zona euro deve ser continuar a limpar o sistema financeiro, seja através de recapitalizações seja encerrando bancos, "onde necessário".
Os bancos europeus devem concluir o reforço do rácio core tier one para 9% até ao final de Junho de 2012. Esta é a data que consta num documento a que a Bloomberg teve acesso.
O ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schaeuble, declarou hoje à Comissão Parlamentar alemã que o prazo limite para os bancos se recapitalizarem será Junho do próximo ano.
A União Europeia está a discutir formas de superar a crise financeira. Em cima da mesa está a hipótese de assumir perdas de até 50% da dívida grega, apoiar os bancos nas recapitalizações através do FEEF e continuar a comprar obrigações através do BCE.
Ministro das Finanças alemão defende que os Estados têm mesmo de avançar com recapitalizações de bancos se estes não se conseguirem financiar nos mercados. Schaeuble diz também que há "muitos sinais" de falta de sustentabilidade da dívida grega e que são precisas mais medidas em Itália.