Lucros da EDP sobem 55% para 460 ME no terceiro trimestre
Elétrica indica que o aumento do resultado líquido foi suportado "pela forte contribuição da produção eólica e solar".
Elétrica indica que o aumento do resultado líquido foi suportado "pela forte contribuição da produção eólica e solar".
No dia 1 de fevereiro quase 90% do consumo de eletricidade foi derivado da produção eólica que nesse dia atingiu recordes. Alcançou 180 GWh.
No dia 23 de janeiro o sistema elétrico nacional bateu recordes de produção eólica ao alcançar 101,9 GWh. Cerca de 13% da produção foi destinada a exportação.
Os deputados acordaram a realização de dez audições até 25 de Julho. Os especialistas são os primeiros a ser ouvidos, seguindo-se os representantes do regulador. As audições mais mediáticas só serão após Setembro.
Devido à chuva, a maioria do consumo no país foi à base de energia hídrica, com a ajuda da eólica. Já o índice de hidraulicidade atingiu o nível mais alto de sempre para o mês de Março.
Esta quinta-feira os mercados estarão sobretudo atentos ao Banco Central Europeu e às declarações do seu presidente, Mario Draghi, não se esperando mexidas nos juros directores.
As duas empresas terão, sustenta a CNMC, impedido a programação de cinco centrais de ciclo combinado numa altura em que tal deveria ter acontecido, contribuindo assim para aumentar os preços de electricidade.
Efeitos da seca fazem-se sentir. Ambientalistas pedem aumento de produção eólica e solar.
A eléctrica liderada por António Mexia comunicou ao mercado esta manhã que, no primeiro semestre, a capacidade instalada da empresa aumentou quase 7%, graças à nova capacidade eólica e à nova capacidade hídrica em território nacional. Contudo, a produção total caiu 6%.
Portugal é um dos países europeus onde a energia eólica tem mais peso e onde tem registado o maior crescimento desde 2005.
Os riscos de maior regulação podem estar pela frente da EDP, na opinião do Morgan Stanley. Este é um dos factores para justificar a redução do preço-alvo para a eléctrica. A meteorologia também prejudica a empresa.
No início de 2016, a produção hídrica representava mais de metade da produção eléctrica. Um ano depois, fica atrás do carvão e nem chega a corresponder a um terço da electricidade total produzida.
A EDP beneficiou da maior produção das centrais hidroeléctricas em Portugal e Espanha e de maior produção eólica, com a entrada em operação de novas centrais.
Esta é a energia renovável mais importante no sistema eléctrico em Portugal
A Península Ibérica penalizou os resultados da produção da companhia. A empresa de João Manso Neto atribui este recuo à produção "acima da média" registada em igual período do ano passado.
O consumo de energia elétrica baixou 3,6% em 2012, recuando para valores de 2006, num ano marcado pela quebra da produção hidroelétrica e um crescimento da produção eólica e da importação de eletricidade.