
Jovens que vendam 1.ª habitação não têm de devolver isenção de IMT
O "IMT- Jovem" aplica-se a quem tem até 35 anos, como era o caso do contribuinte que beneficiou do incentivo e que comprou a sua primeira habitação em dezembro de 2024.
O "IMT- Jovem" aplica-se a quem tem até 35 anos, como era o caso do contribuinte que beneficiou do incentivo e que comprou a sua primeira habitação em dezembro de 2024.
O concelho de Oliveira do Hospital, no interior do distrito de Coimbra, atingido pelo grande incêndio de Arganil, contabiliza o maior número (cinco), seguido da Lousã (dois), no mesmo distrito.
Sara e Diogo preparam-se para a compra de um T2, através de financiamento bancário a 100%. Inês e Jorge fizeram melhoramentos na primeira habitação com o que pouparam em isenções fiscais. João estreia-se nas obras para reabilitar a sua moradia. Nas gerações seguintes, as vendas e trocas andam a bom ritmo pela valorização contínua e baixa das taxas de juro.
Ao abrigo desta medida, as pessoas até aos 35 anos beneficiam de isenção do IMT e do Imposto do Selo na compra da primeira habitação própria e permanente, sendo aquela isenção total para imóveis até 316.772 euros.
A isenção de IMT e de IS é uma medida que pode ser usada por todos os jovens na compra da primeira habitação própria e permanente, desde que tenham até 35 anos de idade na data da compra
O programa do Chega prevê ainda a valorização da "família" e o fim da "ideologia" no ensino. Proposta de retirar IVA na compra de primeira habitação já obrigou partido a retificar o programa.
Na Adega, nenhuma casa de primeira habitação ardeu e ninguém morreu na aldeia quando lá passou o fogo, contam os habitantes.
Uma pequena dívida de telefone é suficiente para que a primeira habitação seja penhorada.
"Temos a confirmação de duas casas de primeira habitação ardidas, em Azinhal e Roda de Cardigos", confirmou autarca.
O Fundo Revita revelou hoje que está já concluída a reconstrução de 189 das 259 casas de primeira habitação afectadas pelos incêndios de Junho de 2017, pelo que se encontram ainda em obras 70 habitações.
Das 259 casas de primeira habitação seleccionadas para reconstrução devido aos incêndios de Junho de 2017, sete processos vão ser alvo de "reavaliação por parte dos municípios".
Valdemar Alves reafirmou que todas as casas reconstruídas a partir do fundo Revita são "de primeira habitação".
PS vai propor que Fisco e Segurança Social deixem de penhorar a primeira habitação para pagar dívidas.
O número foi revelado pelo primeiro-ministro, António Costa, em conferência de imprensa na vila algarvia.
Valdemar Alves nega que tenha havido desvio para casas não prioritárias.
"Não temos dúvidas. Há documentação", esclareceu o presidente da Câmara de Pedrógão Grande.