
Associação de seguradoras admite subida nos preços dos seguros
A taxa de inflação tem efeitos positivos no lado dos investimentos das seguradoras, mas também está a colocar "uma pressão brutal" na componente de custos.
A taxa de inflação tem efeitos positivos no lado dos investimentos das seguradoras, mas também está a colocar "uma pressão brutal" na componente de custos.
O alerta é de José Galamba de Oliveira, da Associação Portuguesa de Seguradores.
A APS lançou o inquérito às empresas de seguros para recolher os dados, tendo adiantado que neste momento as seguradoras continuam a receber participações.
Lei não exige que seja preciso "alerta vermelho". Em 2017, o fogo de Pedrógão Grande não teria acionado o sistema.
Especialista afirma que as pessoas dão "mais importância ao trabalho e ao lazer".
As equipas de peritos das seguradoras já estão nos locais afectados pela tempestade tropical Leslie para contabilizar os estragos causados durante o fim de semana.
Tempestade tropical Leslie, que atingiu Portugal Continental no sábado ao final do dia, causou estragos em várias regiões do país.
O alargamento do fundo de cobertura de risco sísmico aos riscos relacionados com outras catástrofes naturais como incêndios, tempestades, inundações, vai aumentar a complexidade dos estudos pois são riscos com um perfil diferente do risco sísmico.
Para João Galamba, o projeto reveste-se "da maior importância" e pode ajudar a minimizar perdas e danos "muitas vezes irreversíveis".
As perdas para as seguradoras ascendem aos 200 milhões de euros. Foram participados mais de dois mil sinistros, número que pode ainda aumentar.
Entidade que representa o setor segurador salientou que "a constituição deste Fundo e o seu reforço assumem um caráter marcadamente excecional".
O objectivo da app e-SEGURNET é simples: facilitar a participação e a comunicação de um sinistro automóvel às seguradoras.
A digitalização, a poupança e a revolução legislativa nos seguros foram os temas dominantes na conferência "Os Seguros em Portugal" que se realizou em Lisboa a 5 de Maio, numa organização do Jornal de Negócios, Liberty Seguros, Generali, PLMJ e i2S.
Os dois últimos trimestres inverteram a tendência de queda e o ramo Vida ganha novo alento. José Galamba de Oliveira, presidente da APS, diz que não vai "haver surpresa alguma em termos de capital ou sobre necessidades de capital".
A e-Segurnet é a aplicação desenvolvida pela Associação Portuguesa de Seguradores (APS) em colaboração com as seguradoras que operam no mercado nacional, numa alternativa à declaração amigável escrita, preenchida em caso de sinistro automóvel.
O presidente da APS acredita que, daqui a cinco anos, vamos assistir a profundas "rupturas" no sector financeiro, que se vai transformar "numa coisa totalmente diferente".