
Perdas na aprendizagem durante covid-19 podem ser permanentes
Novo estudo mostra que "houve perdas generalizadas, que são graves, desiguais e que acentuam clivagens mesmo dentro dos mesmos meios sociais e das mesmas turmas".
Novo estudo mostra que "houve perdas generalizadas, que são graves, desiguais e que acentuam clivagens mesmo dentro dos mesmos meios sociais e das mesmas turmas".
As conclusões do PIRLS 2021 mostram que os alunos portugueses liam pior do que em 2016. E continuam a ter melhores capacidades de leitura em suporte físico do que digital. Estudo internacional é aplicado a alunos do quarto ano.
Estudo comparado do Conselho Nacional de educação refere efeitos registados nos alunos do 4º ano a literacia, matemática e ciência. Mas há uma diferença entre perceber os mecanismos ou impor a aprendizagem, avisam os especialistas.
Alunos estão a melhorar resultados, mas mais abandonam a escola antes do tempo. Professores são classe envelhecida.
Portugal caiu da 19ª posição, em 2011, para a 30ª em 2016.
Portugal caiu da 19ª posição, em 2011, para a 30ª em 2016.
Portugal caiu da 19ª posição, em 2011, para a 30ª em 2016.
Portugal ocupa o 30.º lugar numa lista de 50 países.
Rússia e Singapura foram os países que alcançaram melhor pontuação no estudo internacional.
Instituto prepara modelo em formato digital.