
Gregos vão hoje às urnas eleger um novo governo
Os gregos votam este domingo num novo governo. As quatro últimas sondagens antes do dia reflexão, divulgadas sexta-feira, colocavam o Syriza à frente do ND por margens ligeiras
Os gregos votam este domingo num novo governo. As quatro últimas sondagens antes do dia reflexão, divulgadas sexta-feira, colocavam o Syriza à frente do ND por margens ligeiras
Imprensa helénica destaca vitória do 'OXI'.
Resultados oficiais provisórios do referendo com vitória para o "não"
Betty Batziana ameaçou o marido de que separaria dele, caso ele cedesse à pressões dos credores – a confidência terá sido feita pelo próprio ao Presidente francês
Perfeccionista, Tsipras é definido como um orador respeitado e temido pelos adversários políticos.
À imagem do que acontece nas principais praças europeias, também a Grécia está a beneficiar do anúncio de compra de dívida pelo BCE. A praça grega destaca-se mesmo entre as suas congéneres estando a disparar mais de 5%. Em sentido inverso seguem as taxas de juro da dívida pública helénica, numa altura em que as sondagens indicam que o Syriza descolou face ao Nova Democracia para uma vantagem de 5 pontos.
Parece cada vez mais consolidada a vantagem do partido de Alexis Tsipras sobre o Nova Democracia, que na última sondagem subiu para 4 pontos percentuais. Gregos Independentes juntam-se a Papandreou e também abrem a porta a acordo pós-eleitoral com o Syriza.
Atenas precisa de angariar receitas. Para isso já deu "luz verde" à privatização de alguns portos e marinas do país.
Pouco mais de 170 mil votos separam o Nova Democracia do Syriza. Os dados oficiais confirmam que os conservadores venceram as eleições gregas com 29,66% e que a Coligação de Esquerda Radical ficou em segundo lugar com 26,89%. Sete partidos garantem assento no Parlamento grego.
O líder da coligação da esquerda radical grega (Syriza) e até há pouco um ilustre desconhecido na arena internacional, tornou-se repentinamente na estrela do movimento alternativo na Grécia e num problema para as chancelarias europeias.
O partido da Esquerda Radical, que promete rasgar o acordo de resgate, duplica a votação e alcança o primeiro lugar à frente dos conservadores da Nova Democracia.
Nas eleições legislativas de 6 de Maio, sete partidos garantiram assento parlamentar. Conheça cada um deles.
Sem um claro vencedor nas eleições de ontem, o país enfrenta agora um processo negocial ? que deve durar 10 dias ? para tentar formar governo.
Os ministros das Finanças da zona euro deverão, hoje em Bruxelas, validar em definitivo o segundo programa de ajuda à Grécia, depois de Atenas ter acordado com os seus credores privados a maior operação de sempre de reestruturação da dívida.
Algumas centenas de militantes comunistas tentaram cercar hoje o hotel de luxo em Atenas onde, defendem, residem os membros da troika UE-FMI encarregados pelos credores da Grécia de vigiar a aplicação das medidas de austeridade, segundo televisões gregas.
Um sindicalista morreu hoje de paragem cardíaca numa clínica de Atenas, onde recebia assistência após ter sido atingido por uma pedra durante confrontos com a polícia frente ao Parlamento grego, onde milhares de pessoas continuam concentradas numa manifestação de protesto.