
A SÁBADO é todos os dias: o fim de um tubarão da alta finança
O empresário que deixou um rasto de credores, a luta pelo poder no PSD da Amadora, a crise no governo de Boris Johnson e a decisão de Carlos Moedas de não construir a Feira Popular
O empresário que deixou um rasto de credores, a luta pelo poder no PSD da Amadora, a crise no governo de Boris Johnson e a decisão de Carlos Moedas de não construir a Feira Popular
Foi o presidente mais novo de empresas cotadas e quis ser banqueiro. Negociou fundos de futebol, viveu num palacete na Lapa, deixou centenas de credores. O Banco de Portugal tirou a licença a uma das suas empresas e a CMVM decidiu que, até agosto, a centenária Orey Antunes tem de sair da Bolsa.
A família não queria apostar na área financeira e, admite, tinha razão. Descalabro financeiro? O gestor nega o colapso.
Wilhelm Achilles desembarcou em Portugal no século XIX e iniciou uma família que soma cerca de 4.000 descendentes. Os d’Orey tiveram o império da navegação, foram donos de quintas e palácios e cruzaram-se com os mais importantes clãs nacionais.
A Orey Financial ficou sem licença do Banco de Portugal. O supervisor proibiu o braço financeiro da Orey de assumir novas responsabilidades perante terceiros. Também a CMVM impôs medidas restritivas.
O grupo Orey registou perdas de 4,88 milhões de euros entre Janeiro e Setembro, contra lucros de 70 mil euros um ano antes.
O Benfica é a estrela no mercado bolsista nacional desde o início do ano. As acções da SAD encarnada duplicaram de valor até Agosto, num "ranking" que também é ocupado pela Luz Saúde e Altri.
A Sociedade Orey Antunes, cotada em Lisboa, vai sair do sector financeiro. Vai recentrar actividade no transporte e logística. O sector financeiro ficará para o principal accionista.
Na assembleia geral extraordinária da Orey Antunes ontem realizada, foram aprovadas as propostas para os membros dos órgãos estatutários da empresa no quadriénio 2017-2020.
A Orey Inversiones Financieras vai propor, na assembleia geral da Orey Antunes, que o actual chairman da sociedade comercial mantenha as suas funções.
A Orey Antunes registou lucros de 49 mil euros entre Janeiro e Março deste ano, contra um prejuízo de 229 mil euros no período homólogo de 2016.
A Orey Antunes registou perdas de 12,8 milhões de euros entre Janeiro e Dezembro do ano passado, contra ganhos de 3,04 milhões no período homólogo de 2015.
A nova legislação visava acabar com a divulgação das contas trimestrais. Felizmente, a maioria das empresas cotadas nacionais ignorou o péssimo sinal dado pelo legislador e vai continuar (para já) a apresentar os resultados trimestrais. Um ponto a favor da transparência do nosso mercado de ações.
A Orey Antunes registou perdas de 2,87 milhões de euros entre Janeiro e Setembro, contra um prejuízo de 1,39 milhões no período homólogo de 2015.
A empresa liderada por Duarte d'Orey informou esta noite sobre a não concretização do acordo com o grupo Domusvenda para a venda da sociedade financeira de crédito.
A Orey Antunes registou perdas de 2,8 milhões de euros entre Abril e Junho de 2016, contra um prejuízo de 267.342 euros no período homólogo de 2015.