Escolas devem precisar de contratar 39 mil professores até ao ano 2034
O Ministério da Educação aprovou protocolos com mais de dez instituições do Ensino Superior para apostarem na formação de novos professores.
O Ministério da Educação aprovou protocolos com mais de dez instituições do Ensino Superior para apostarem na formação de novos professores.
O Ministério da Educação diz ter assumido o compromisso de divulgar os resultados apenas após o final do ano letivo, depois de o Movimento "Menos Ecrãs, Mais Vida" ter acusado a tutela de ainda não ter apresentado o estudo sobre o uso de telemóveis nas escolas, que, segundo o movimento, deveria ser conhecido até finais de março.
Este ano, o Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI) vai abrir 11.056 vagas, das quais 5.623 serão disponibilizadas para os quadros de zona pedagógica.
Até ao final do ano, o Ministério da Educação, Ciência e Inovação estima que o número de camas em residências públicas chegue às 17 mil, no âmbito do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior (PNAES), uma capacidade insuficiente para receber os mais de 100 mil estudantes deslocados.
Acerto vai prolongar-se por quatro anos, de acordo com o Ministério da Educação. Há ainda 6.627 processos lançados pelas escolas que aguardam validação por parte dos docentes.
Muitas escolas da UNRWA foram convertidas em refúgio para milhares de civis, enquanto outros centros da Faixa cessaram a sua atividade em 6 de novembro, quando o Ministério da Educação do território – controlado pelo Hamas – suspendeu o ano letivo 2023-2024 devido à intensidade da ofensiva militar israelita.
Não se espera que seja fácil. O Ministério da Educação lançou medidas para ajudar as escolas a colmatar a falta de docentes, ao mesmo tempo que se soube que só em setembro se reformam 458 profissionais, o que pode complicar ainda mais a situação.
Estão em causa três transferências bancárias, que totalizam 2,5 milhões de euros, revelou o Ministério da Educação.
O Ministério da Educação, Ciência e Inovação alertou para "o risco de milhares de crianças e famílias ficarem sem resposta" e acusou o antigo Executivo de não preparar um plano de resposta para as crianças que têm atualmente direito à creche gratuita.
O caso de uma alegada agressão a uma criança nepalesa de nove anos marcou a semana. O Ministério da Educação diz desconhecer a ocorrência, mas o CEPAC, de onde partiu a denúncia, fez queixa ao MP, que abriu inquérito.
O Ministério dos Negócios Estrangeiros e o Ministério da Educação estão a "desenvolver esforços para criar nas faculdades de letras portuguesas programas de investigação, cursos e até cátedras de tétum, crioulo, línguas timorense, cabo-verdiana, guineense e são-tomense".
O Ministério da Educação, Ciência e Inovação recebeu hoje os sindicatos para continuar as negociações sobre a recuperação dos seis anos, seis meses e 23 dias de tempo de serviço dos professores com diferentes contrapropostas em cima da mesa.
O Ministério da Educação, Ciência e Inovação diz que o governo anterior não assegurou às escolas as condições necessárias para a realização das Provas Nacionais do 9.º ano em formato digital.
No passado ano letivo, as estruturas sindicais entregaram mais de meio milhar de pré-avisos de greve e, a meio do ano letivo, o ministério da Educação começou a solicitar serviços mínimos.
Irina é bielorrussa, vive em Portugal desde 2010 e a filha começou o ano letivo sem aulas. A imigrante estava desesperada, mas o Ministério da Educação encontrou uma solução esta semana depois do contacto da SÁBADO.
Só este ano o Ministério da Educação abriu 137 vagas de quadro para docentes de Educação Moral Religiosa e Católica. Associação Cívica República e Laicidade fala em "discriminação" e "privilégio".