
"Novo Banco era um cabaz com fruta parcialmente apodrecida"
Resolução do BES e venda do Novo Banco à Lone Star. Ex-governador do Banco de Portugal está, esta segunda-feira, na comissão parlamentar de inquérito. Acompanhe a audição ao minuto
Resolução do BES e venda do Novo Banco à Lone Star. Ex-governador do Banco de Portugal está, esta segunda-feira, na comissão parlamentar de inquérito. Acompanhe a audição ao minuto
Tribunal de Contas divulgou uma auditoria à Autoridade Nacional de Resolução de Bancos, a cargo do Banco de Portugal, que inclui perguntas ao Ministério das Finanças sobre a estabilidade do sistema financeiro.
José Rodrigues de Jesus, que preside à comissão de acompanhamento da venda do Novo Banco à Lone Star, garante que a maior parte dos ativos integrados no mecanismo contingente - previsto e que permite ao Novo banco pedir dinheiro ao Fundo de Resolução - está a ser gerida e não foram vendidos.
"O mecanismo de capital contingente foi chamado no montante de 791,7 milhões de euros", indica o Novo Banco. É este o valor que o Fundo de Resolução tem de injectar este ano na instituição.
O PS absteve-se na votação do requerimento do CDS que pedia audições na sequência da publicação da decisão da Comissão Europeia que impõe remédios ao Novo Banco. Os restantes partidos aprovaram. A Febase quer reunir-se com António Ramalho.
O Sindicato Nacional dos Quadros e Técnicos Bancários acredita que as condições nas rescisões amigáveis no Novo Banco serão em linha com o mercado. Em relação a nova injecção pelo Estado, "nada parece indiciar que os piores cenários", defende o sindicato.
Além do mecanismo de capitalização contingente e da subscrição de títulos de dívida, que pode custar até 3,9 mil milhões, o Estado português pode ser chamado a capitalizar o Novo Banco. O que implicará reduções adicionais de pessoal.
O chefe do Executivo explicou no Parlamento que o contrato de venda do Novo Banco à Lone Star prevê que o Estado possa fazer um empréstimo ao Fundo de Resolução que será cobrado no futuro.
A equipa das Finanças foi ao Parlamento explicar a operação de venda da venda do Novo Banco à Lone Star. Prioridades foram preservar a estabilidade do sistema financeiro e do próprio banco, e limitar custos para o Orçamento.
No que diz respeito a assuntos de concorrência em Portugal, Vestager admitiu conhecer melhor o sector financeiro. A comissária europeia falava no Web Summit.
O presidente do BPI defende que a venda do Novo Banco à Lone Star "é importante para Portugal recuperar o rating 'investement grade'". Pablo Forero valoriza o facto de este dossiê ter ficado fechado. E diz que o risco de o Fundo de Resolução ter de pôr mais 3.890 milhões no banco "é muito remota".
O principal índice lisboeta está a negociar em queda, acompanhando o sentimento das restantes praças europeias. A tensão política em Espanha volta a estar no centro das atenções.
O governador do Banco de Portugal admite um "complexo processo" de negociações para a alienação do Novo Banco à Lone Star. Mas fala em "passo decisivo" para a economia nacional.
No dia 11 de Outubro, a Comissão Europeia aprovou a venda do Novo Banco à Lone Star. Negócio encerrado três anos depois da resolução do antigo BES.
Concretização da venda do Novo Banco à Lone Star deverá ocorrer "logo após a autorização formal da Comissão Europeia".
A data da liquidação está agendada para hoje e a concretização da venda do Novo Banco à Lone Star deverá ocorrer "logo após a autorização formal da Comissão Europeia".