Sábado – Pense por si

Quem trabalha no Norte ganha menos 64 euros

O salário médio mensal líquido dos trabalhadores por conta de outrem na região do Norte atingiu os 827 euros no terceiro trimestre deste ano, enquanto a média, a nível nacional, fixou-se em 891 euros, informa o "Norte Conjuntura", da CCDRN.

Emprego no Norte regista maior crescimento dos últimos 18 anos

A região Norte assistiu, no primeiro trimestre deste ano, ao mais acentuado crescimento do emprego dos últimos 18 anos, pelo menos, tendo aumentado 4,2% em termos homólogos, conclui o relatório Norte Conjuntura, da Comissão de Coordenação da Região Norte (CCDRN).

Norte paga melhor mas tem menos crédito

A queda do financiamento bancário às empresas é maior junto do tecido produtivo da região Norte, com um recuo de 9% no terceiro trimestre face à média nacional de 7,6%, apesar de registar um nível de incumprimento menor (11,4% vs 12,7%), de acordo com o boletim "Norte Conjuntura" da CCDRN.

Crédito malparado das empresas do Norte está abaixo da média nacional

O financiamento dos bancos às empresas portuguesas apresentou, no segundo trimestre deste ano, um rácio de crédito malparado de 11,9%, superando o recorde de incumprimento atingido nos três meses anteriores, enquanto na região Norte se fixou um ponto percentual abaixo, revela o "Norte Conjuntura", da CCDRN.

Salários baixam mais no Norte do que no resto do País

O salário médio mensal líquido dos trabalhadores por conta de outrem da Região do Norte registou uma quebra real homóloga de 2,1% no segundo trimestre deste ano, para 741 euros, menos 62 euros do que a média nacional (decréscimo de 1,3% neste período), informa o "Norte Conjuntura", da CCDRN.

Norte exporta mais e ganha menos no final do mês

No segundo trimestre, as vendas de mercadorias da região ao estrangeiro cresceram 8% em valor, cerca de um ponto percentual acima da média das exportações nacionais. Já os trabalhadores nortenhos por conta de outrém continuam a receber menos 50 euros de salário.

Norte do País perdeu 35 mil empregos em 2011

A região Norte perdeu cerca de 35 mil empregos em 2011, sobretudo nos sectores primário, indústrias transformadoras e restauração, revelou esta quarta-feira a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N).

A Newsletter O Melhor do Mês no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.