
Marcelo: empresas portuguesas aqui são mais importantes do que chineses em Portugal
Marcelo Rebelo de Sousa expressou a ambição de "exportar mais" para o mercado chinês.
Marcelo Rebelo de Sousa expressou a ambição de "exportar mais" para o mercado chinês.
Ao jantar, estará com representantes de alguns dos maiores exportadores portugueses para o mercado chinês como a empresa de celulose Caima, a cervejeira Super Bock, as construturas Mota-Engil e Teixeira Duarte, o grupo têxtil TMG e a empresa de calcários Filstone.
A Infraestruturas de Portugal (IP) afirma não poder impedir as empresas de participarem nos concursos que está a lançar. Já a Autoridade da Concorrência diz estar a analisar a possibilidade de vir a exclui-las de concursos públicos futuros.
Os investidores vão reagir à melhoria de perspectiva da dívida portuguesa por parte da S&P. A guerra comercial entre os EUA e a China continua a redobrar atenções, numa altura em que já alguns economistas falam numa nova crise financeira.
A Autoridade da Concorrência avançou com a acusação de cinco empresas que actuam na manutenção ferroviária por cartelização.
O mercado português registou esta quarta-feira a maior valorização desde 11 de Outubro de 2013, tendo encerrado o dia no valor mais elevado desde Agosto de 2011. O PSI-20 beneficiou dos fortes ganhos da Mota-Engil, Banco Comercial Português e Portugal Telecom.
Construtoras continuam em grande destaque na bolsa portuguesa, voltando a registar fortes ganhos na sessão de hoje. O factor Angola justifica grande parte da prestação que leva as acções da Soares da Costa, Mota-Engil e Teixeira Duarte a já triplicarem de valor este ano.