Irão: Detido guionista Mehdi Mahmoudian, nomeado para Óscar em Hollywood
As autoridades iranianas ainda não confirmaram a detenção nem forneceram pormenores sobre as acusações contra os detidos.
As autoridades iranianas ainda não confirmaram a detenção nem forneceram pormenores sobre as acusações contra os detidos.
"O Brutalista", "Anora" e "Conclave" - que venceu o prémio maior: Melhor Filme - brilharam nos prémios de cinema britânicos. Já "Emilia Pérez" superou "Ainda Estou Aqui". Prenúncio para os Óscares?
Entre os restantes filmes em cartaz no festival - agendado para novembro - contam-se o francês "Emília Perez" e "The Brutalist", com Adrien Brody e Felicity Jones.
O filme, que valeu a Miguel Gomes o prémio de Melhor Realização em Cannes - e que chega aos cinemas na próxima semana -, é o candidato português ao Óscar de Melhor Filme Estrangeiro.
Jafar Panahi, 62 anos e um dos mais acarinhados e premiados realizadores iranianos da atualidade, iniciou na quarta-feira uma greve de fome, em protesto por continuar detido na prisão de Evin, em Teerão, mesmo depois de a sua sentença de prisão ter sido declarada nula.
O realizador iraniano foi detido na semana passada em Teerão e vai cumprir uma pena à qual foi condenado em 2010, mas que não cumpriu na íntegra.
Advogado de Mohammad Rasoulof revelou que que a sentença de prisão, da qual pretende recorrer, foi dada em relação a três filmes que as autoridades do país classificaram de "propaganda contra o sistema".
O filme do realizador iraniano Mohammad Rasoulof é sobre a pena de morte, um tema tabu no Irão, vista pelos executores e pelas famílias das vítimas, em quatro sequências distintas.