
Hospital Garcia de Orta em Almada reabre atendimento noturno da urgência pediátrica
O atendimento noturno da urgência pediátrica, funciona entre as 20h e as 08h e esteve encerrado durante quase dois anos.
O atendimento noturno da urgência pediátrica, funciona entre as 20h e as 08h e esteve encerrado durante quase dois anos.
O presidente da FNAM, João Proença, defendeu ainda que Daniel Ferro, o anterior presidente do Hospital Garcia de Orta deveria ser destituído das atuais funções que exerce no Hospital de Santa Maria, em Lisboa.
Na ótica da coordenadora do BE, existe em Portugal "um grande problema de formação e de manter os pediatras no Serviço Nacional de Saúde".
Hospital de Almada diz que surgiram "novas possibilidades de articulação e reorganização do serviço" - um dia antes de novo encerramento do serviço de urgências da especialidade.
Enquanto não há uma solução definitiva, o presidente do conselho de administração admitiu que "é um risco evidente" que a urgência pediátrica possa voltar a encerrar nos próximos meses.
O serviço vai fechar às 20h30 desta sexta-feira até às 8h30 de segunda-feira
Neste hospital, em Almada, no distrito de Setúbal, trabalham 28 médicos pediatras, dos quais sete fazem urgência, e apenas quatro podem fazer noites porque têm menos do que 55 anos.
Pela terceira noite consecutiva, o serviço de urgências do hospital de Almada esteve encerrado por falta de médicos. Quatro crianças tiveram de ser encaminhadas a outros hospitais.
"A nossa perspetiva é aproximarmo-nos da comunidade para que consigamos diagnosticar mais cedo algumas doenças", disse o diretor clínico do hospital.
Adepto especial
O novo Centro de Saúde da Quinta do Conde, em Sesimbra, abriu, esta segunda-feira, mas autarcas e utentes protestaram contra a falta de médicos e enfermeiros. Em causa está a insuficiência de profissionais para assegurar o atendimento a toda a população.