
Artistas ocupam vitrines de lojas históricas de Lisboa
O projeto Artistas Plásticos - Lojas com História leva às montras da baixa lisboeta obras de artistas contemporâneos, de 20 de abril a 20 de maio.
O projeto Artistas Plásticos - Lojas com História leva às montras da baixa lisboeta obras de artistas contemporâneos, de 20 de abril a 20 de maio.
Restaurantes, bares e pequenos comércios juntam-se aos já mais de cem estabelecimentos com regime especial, para garantir a sua preservação
A Câmara Municipal de Lisboa (CML) quer reconhecer e proteger 21 oficinas e unidades de produção própria que estejam ligadas a estabelecimentos históricos na cidade, e que vão contar com os apoios dados às "Lojas com História".
O Orçamento do Estado para este ano tem algumas alterações no que diz respeito aos benefícios fiscais para o sector imobiliário. Deixamos aqui algumas dessas mudanças.
Já era possível que os municípios concedessem isenções, mas estas deverão tornar-se obrigatórias com a entrada em vigor do Orçamento do Estado para 2018. Além disso, também as obras de manutenção realizadas nestes edifícios terão benefícios fiscais.
As lojas históricas devem reconhecidas como tal pelos municípios e as despesas de conservação e manutenção deverão ser consideradas em 110% no apuramento do lucro tributável.
O edifício que acolhe o emblemático restaurante desde 1943, com encerramento marcado para 6 de Agosto, vai ser demolido para aí ser construída a nova sede do Montepio. Uma operação que resulta de uma permuta de terrenos entre a Câmara de Lisboa e a instituição financeira.
O CDS-PP apresentou um projecto de lei que acompanha a decisão do PS de dar mais protecção às lojas com história. Os centristas são mais restritivos nos requisitos, mas admitem que a reforma das rendas, que lideraram em 2012, precisa de ser alterada.