Mau tempo: CP retoma serviço Intercidades entre Coimba B e Guarda
Passagem da depressão Kristin por Portugal continental, na quarta-feira, deixou um rasto de destruição.
Passagem da depressão Kristin por Portugal continental, na quarta-feira, deixou um rasto de destruição.
Cerca das 8h30, a circulação foi retomada nas linhas do Vouga e Douro, mantendo-se suspensa na Linha de Cascais, na Linha da Beira Alta, entre Guarda e Celorico da Beira, e na Linha do Sul, entre Pinheiro e Vale do Guizo.
Proposta de Orçamento do Estado para 2021 inclui também a conclusão do plano Ferrovia 2020.
Comunidade intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela acusa a CP de suspender, sem diálogo com as autarquias ou aviso prévio, diversos comboios do serviço intercidades nas ligações Guarda - Lisboa.
O corte na circulação ao quilómetro 155, entre Muxagata e Fornos de Algodres, deveu-se a uma pedra de grandes dimensões que se encontrava na via.
O comboio vai recuar para a estação de Celorico da Beira. A Linha do Norte, que liga Lisboa ao Porto, continua com a circulação interrompida desde o final da tarde de sexta-feira.
A situação mais complicada é, neste momento, o distrito de Coimbra. Os rios Mondego e Tejo (na zona de Constância) estão em alerta vermelho.
As linhas da estação de Alfarelos encontram-se inundadas, tendo sido suspensa a circulação de comboios suburbanos de Coimbra em todo o trajeto, entre Coimbra e Figueira da Foz.
Em causa está o troço entre Alfarelos e Ameal Sul, onde a linha ferroviária se "mantém submersa" desde o final de tarde de sexta-feira, devido à subida do nível das águas da Bacia do Mondego. Não se sabe quando há condições para retomar a circulação.
Redução do nível de água nas vias, que afetava as linhas do Norte e Beira Alta junto à Mealhada, permite que comboios circulem a velocidade reduzida.
"O resultado que tivermos não é o resultado que as sondagens nos dão, mas o somatório do voto de cada um dos portugueses", salientou o primeiro-ministro.
"Não podemos estar disponíveis para uma coisa que ainda não aconteceu", atirou o líder comunista a António Costa.
A circulação na linha da Beira Alta está interrompida.
Primeiro-ministro entende que investimento é oportunidade para o interior deixar de ser as traseiras do litoral e passar a ser a porta para o mercado ibérico.
Longo curso com menos 23 ligações da CP.
O ministro do Planeamento e das Infraestruturas disse que, numa altura em que tanto se tem falado no Interior e no desenvolvimento do Interior, os investimentos ferroviários em curso "estão todos encostados à fronteira".