
Covid-19: Surto com 40 infetados em mais um lar de Torres Vedras
No concelho, existem mais três surtos ativos em lares. Desde o início da pandemia, Torres Vedras contabiliza 3.260 casos confirmados de covid-19.
No concelho, existem mais três surtos ativos em lares. Desde o início da pandemia, Torres Vedras contabiliza 3.260 casos confirmados de covid-19.
Dada a situação "preocupante" em todo o país e como "as brigadas de intervenção rápida não são ilimitadas", foi lançada uma bolsa de voluntários.
Estão infetados todos os 70 utentes da instituição e a maioria dos 37 funcionários, depois de todos terem sido testados.
O utente estava institucionalizado há cerca de 20 anos naquele lar. No surto que atingiu a freguesia de Salto há já duas pessoas recuperadas, uma das quais uma funcionária do lar.
Surto no Lar de Nossa Senhora da Luz começou a 3 de agosto, tendo atingido 87 casos de infeção entre utentes e funcionários.
Corporação dos bombeiros de Salto disse que testou 33 operacionais e dois deram positivo ao novo coronavírus.
Surto que começou na Igreja Cristã Evangélica tem neste momento 24 casos ativos, dos quais 18 residem no concelho, três no Cartaxo e outros três na Lourinhã.
Surto no distrito de Lisboa foi detetado no dia 3 de agosto. Esta segunda-feira faleceu mais um utente do Lar de Nossa Senhora da Luz, que se encontrava internado.
Trata-se de uma mulher de 88 anos e de um homem de 87 que se encontravam hospitalizados.
"Os resultados dos testes revelaram mais dez casos positivos, dos quais sete utentes e três funcionários", informou o presidente da Câmara de Torres Vedras.
"Nesta fase, muita atenção ao risco que ocorre a ajuntamento de caráter mais social, para todas a gerações", salientou o subdiretor-geral da Saúde.
Todos os 80 residentes e 78 funcionários da Lar de Nossa Senhora da Luz foram testados ao novo coronavírus.
Os 160 testes efetuados a utentes e profissionais do Lar de Nossa Senhora da Luz resultaram positivo para 48 utentes e 24 funcionários.
Quatro utentes do Lar de Nossa Senhora da Luz encontram-se em isolamento e um hospitalizado.
O concelho de Reguengos de Monsaraz regista o maior surto no Alentejo, com 16 óbitos e 131 casos ativos.
Já morreram cinco utentes deste lar gerido pela Misericórdia de Vila Nova de Foz Côa, que estavam infetados pelo novo coronavírus - dois homens e três mulheres, com idades situadas entre os 85 e os 100 anos.