
Morreu o antigo ministro e economista João Salgueiro
"Portugal perdeu hoje um dos seus mais brilhantes economistas da segunda metade do século XX", lamentou Marcelo Rebelo de Sousa.
"Portugal perdeu hoje um dos seus mais brilhantes economistas da segunda metade do século XX", lamentou Marcelo Rebelo de Sousa.
Manuel Caldeira Cabral, ministro da Economia, referiu que desde 2005 as exportações portuguesas tiveram uma performance superior às da Alemanha.
O economista e antigo presidente da Associação Portuguesa de Bancos acautelou, no entanto, para a falta de experiência com este tipo de medida, em entrevista ao Público, esta segunda-feira, 30 de Janeiro.
João Salgueiro está a passar um bocado menos bom na vida. O ex-ministro das Finanças de Cavaco Silva foi visto no supermercado, onde ele próprio fazia as compras
Os gestores ? e não os accionistas ? deviam pagar pelos erros dos bancos, defende o académico Paulo Pinho. Mira Amaral diz que regras não são claras, Manuel Sebastião também. E ainda João Salgueiro.
O ex-presidente da Caixa Geral de Depósitos defende que tem de haver uma solução com "eficácia e clareza" no banco público. Manuel Sebastião congratula-se por haver uma solução global e não apenas remédios.
Todos os grandes projectos que exigem confiança deveriam ser cancelados até uma clarificação sobre a saída do Reino Unido, diz João Salgueiro. Mas o argumento do Brexit para cancelar a venda em bolsa do Novo Banco não convence.
João Salgueiro avisa que daqui até 2024 BCE e Comissão Europeia terão uma palavra decisiva em futuras decisões sobre a banca, mas a factura mantém-se para os contribuintes portugueses, como se viu no Banif.
Economista João Salgueiro já teve de esclarecer declarações prestadas em entrevista à Antena 1
É o que defende o economista João Salgueiro, que lamentou a perda de independência nacional quanto aos negócios da banca
O dinamizador do manifesto sobre a reconfiguração da banca portuguesa defende, em entrevista à Antena 1, uma "nacionalização à sueca" do Novo Banco. E adverte que pode haver "mais três bancos na linha para serem resgatados".
O ex-presidente da Caixa e ex-ministro das Finanças, João Salgueiro, em entrevista à TSF elogiou o nome de Elisa Ferreira para o Banco de Portugal, defendeu a fusão do Novo Banco com BCP e ainda mostrou dúvidas sobre o banco mau.
João Salgueiro revela que as autoridades europeias contactaram o BCP para que o banco não permitisse a entrada de mais africanos, uma intervenção que terá motivado a actuação do primeiro-ministro e do Presidente.
O empresário Alexandre Patrício Gouveia e o ex-banqueiro João Salgueiro estão a liderar os trabalhos para criar um manifesto contra o domínio espanhol na banca portuguesa. Objectivo é juntar 50 personalidades.
O antigo presidente da Associação Portuguesa de Bancos disse, em entrevista à Rádio Renascença, que a instituição bancária foi vítima da União Europeia, "que trata as coisas que se fosse o quintal deles".
O ex-ministro da Economia, Daniel Bessa, esteve reunido esta manhã com Cavaco Silva, a quem transmitiu a necessidade de manter o rumo de consolidação das contas públicas. E disse que duvida do modelo económico preconizado pelos socialistas.