
Harvard dedica retrospectiva a realizadores portugueses
Filmes de João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata vão ser exibidos no Harvard Film Archive nos Estados Unidos
Filmes de João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata vão ser exibidos no Harvard Film Archive nos Estados Unidos
Os filmes 'Mahjong', de João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata, e 'Outro Homem Qualquer', de Luís Soares, foram premiados no 55º Festival Internacional de Cinema Documental e Curta-Metragem de Bilbau, em Espanha.
João Pedro Rodrigues está em grande. Depois da curta de 90 segundos exibida no festival de Veneza, dentro do projeto 'Venice 70: Future Reloaded', intitulado 'Allegoria della Prudenza', mostrou em Toronto 'O Corpo de Afonso', um outro filme em formato curto. Entretanto, em novembro irá com o parceiro João Rui Guerra da Mata à Coreia do Sul apresentar uma instalação sobre a curta 'Manhã de Santo António'. Isto antes de começar a rodagem da longa 'O Ornitólogo'.
Estreia esta semana 'A Última Vez que vi Macau', falso documentário ou ficção de fantasmas e sonhos misturada com uma Macau de outrora. Em conversa com os realizadores João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata, dupla de criadores que tem uma vida em comum há quase duas décadas, esmiúçam-se circunstâncias e 'acidentes' fortuitos que deram corpo a este documentário que ganhou a vida e se fundiu com as memórias e os sonhos do cinema.
Charlotte Rampling, Alain Delon e Kylie Minogue recebem homenagem. Já João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata, bem como Gabriel Abrantes e João Nicolau surgem em competição.