
China e Índia aprovam vacinas contra a covid-19 administradas no nariz e na boca
A vacina chinesa é aplicada via um spray de aerossóis, enquanto a vacina indiana são gotas que se tomam. Há dezenas de projetos semelhantes a serem desenvolvidos.
A vacina chinesa é aplicada via um spray de aerossóis, enquanto a vacina indiana são gotas que se tomam. Há dezenas de projetos semelhantes a serem desenvolvidos.
"Os políticos começaram a ouvir cientistas para tomarem decisões", assinala o bioquímico Cláudio Soares, que dirige o Instituto de Tecnologia Química e Biológica (ITQB) António Xavier.
Só falta o aval do ministro das Finanças para 25 investigadores com vínculos precários conseguirem os seus contratos. Há quem salte de contrato em contrato ou de bolsa em bolsa sem vincular há 30 anos.
O futuro passa agora pelo registo de patentes e pelo diálogo com as farmacêuticas.
Se a prevenção da covid-19 ganhou uma arma de peso com o lançamento das vacinas em menos de um ano após o surgimento da pandemia, o futuro combate às suas marcas deve passar igualmente por outro tipo de tratamentos, segundo os dois especialistas.
Teste utiliza uma tecnologia que permite, através de uma mudança de cor visível a olho nu, saber em 30 a 60 minutos se uma pessoa está ou não infetada com o SARS-CoV-2.
Cinco institutos de investigação científica da área de Lisboa e Oeiras criaram o consórcio Serology4Covid com o objetivo de implementar um ensaio serológico para a covid-19.
O consórcio Serology4Covid, que agrega cinco institutos de investigação, lançou um projeto para implementar um ensaio serológico de deteção de anticorpos para a covid-19 na população portuguesa
Os cortes orçamentais levaram a direcção do Instituto de Tecnologia Química e Biológica da Universidade Nova de Lisboa a apelar aos docentes, funcionários e alunos a doarem dinheiro. A prioridade é renovar o sistema de controlo térmico, cujo colapso iminente põe em risco o funcionamento do ITQB.