
Portugal é o 4.º país que mais dinheiro recebeu da UE para investimentos
Entre 2015 e junho deste ano, Portugal teve financiamentos de 2,5 mil milhões de euros em verbas do Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos.
Entre 2015 e junho deste ano, Portugal teve financiamentos de 2,5 mil milhões de euros em verbas do Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos.
Estão definidos os montantes que cada Estado-membro da UE vai receber no âmbito do Plano Juncker para o crescimento. Portugal é o quarto país que recebe mais face ao PIB, beneficiando de um investimento do BEI de 2,1 mil milhões de euros que poderá espoletar investimentos superiores a 6 mil milhões.
BE e PCP têm dúvidas sobre a entrada da Misericórdia no Montepio, mas criticam postura do PSD e CDS, que propõem a proibição do negócio. Parece haver espaço para imposições de regras aos investimentos da Santa Casa. A votação é esta sexta-feira.
Para financiar todos os projectos de excelência que surgiram na Europa seria preciso acrescentar mais 60 mil milhões de euros aos actuais 77 mil milhões de euros que fazem parte do orçamento do programa europeu de inovação.
Dos 53 mil milhões de euros destinados aos Estados-membros da União Europeia, 1,9 mil milhões foram entregues a Portugal.
Os países da União Europeia precisam de mais dinheiro para implementar medidas de descarbonização até 2030. Mas no Parlamento Europeu há quem duvide que seja possível atingir este nível de financiamento.
A Quantico lançou um novo fundo, focado em Lisboa, Estoril e Cascais. Com uma duração de seis anos, promete rentabilidades "superiores a 15%".
O Plano Juncker já rendeu 16 milhões para a Nova School of Business and Economics, para a concepção e construção do novo campus.
Os Laboratórios Basi vão receber um financiamento de 20 milhões de euros do BEI, no primeiro empréstimo directo a uma empresa portuguesa de média capitalização no âmbito do "Plano Juncker".
Ao abrigo do Plano Juncker, a Sonorgás, empresa do grupo Dourogás, assinou um contrato com o Banco Europeu de Investimento que lhe vai permitir alargar a sua rede no norte de Portugal.
Bruxelas já tinha dado o seu ok, em Novembro. O Governo aprovou esta quinta-feira os novos estatutos da IFD ? Instituição Financeira de Desenvolvimento que lhe vão permitir alargar os apoios às empresas.
Com vista a estimular a criação de emprego, Comissão propõe alimentar o Fundo de Garantia Europeu para Investimentos Estratégicos.
A Dominó, que actua no sector da indústria cerâmica, foi um dos projectos aprovados no Fundo Europeu de Investimentos Estratégicos e soube manter a produção em tempo de crise.
Já começam a surgir projectos em Portugal, mas no Norte do país não há investimentos, avalia José Manuel Fernandes, eurodeputado português e relator do Plano Juncker.
Trudeau indicou que o seu Governo liberal ia realizar "investimentos estratégicos nas tecnologias limpas".
As empresas devem ser tratadas da mesma maneira, "seja em Itália, França, Alemanha ou Portugal", diz Passos Coelho. Portugal está a fazer o seu trabalho, defende o primeiro-ministro, mas a Europa ainda tem caminho a percorrer.