
Reservas de sangue estão abaixo dos valores de outros anos
Trata-se de "uma situação invulgar para esta época do ano", salientou o Instituto Português do Sangue da Transplantação.
Trata-se de "uma situação invulgar para esta época do ano", salientou o Instituto Português do Sangue da Transplantação.
O Instituto Português do Sangue arquivou este mês três processos de inquérito a profissionais por alegadas práticas discriminatórias na doação de sangue de homens homossexuais.
Reservas de unidades de sangue do Instituto Português do Sangue e Transplantação aumentaram 45% devido a dádivas, após quebra provocada pela pandemia.
Também o Instituto Português do Sangue e da Transplantação já apelou para o reforço de dádivas de sangue, em particular dos grupos A e O.
Os grupos sanguíneos que estão em falta são A e O, os da maioria dos portugueses.
O Secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, apelou aos portugueses que dêem sangue nesta quadra festiva, durante uma visita ao Instituto Português do Sangue e da Transplantação, onde fez a sua própria dádiva. "Portugal é autossuficiente em componentes sanguíneos, mas há períodos do ano em que é mais difícil manter as reservas", assumiu o governante, lembrando que dar sangue "é um ato de cidadania, altruísmo e solidariedade".
Gabinete de Marta Temido assegura que não existem constrangimentos orçamentais ao normal funcionamento do Instituto Português do Sangue e Transplantação.
Relatório de 2018 revela que o Instituto Português do Sangue e da Transplantação enfrentou grandes constrangimentos ao normal funcionamento devido à dívida das entidades públicas.
Os hospitais vão receber, no início deste ano, os primeiros medicamentos derivados do plasma, resultante das dádivas benévolas de sangue colhidas em Portugal, anunciou hoje o Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST).
Informação está a ser avançada pelo Instituto Português do Sangue e da Transplantação.
A administração do Centro Hospitalar de Lisboa afirma que valores estão a baixar.
No final de 2016 só o Centro Hospitalar Lisboa Norte tinha uma dívida de 37,8 milhões de euros ao Instituto Português do Sangue e da Transplantação.
No final de 2016 só o Centro Hospitalar Lisboa Norte (CHLN) tinha uma dívida de 37,8 milhões de euros, representando quase metade da dívida total das instituições do Estado ao Instituto ao IPST, "como conhecimento e tolerância do Ministério da Saúde".
Presidente do Instituto Português do Sangue e da Transplantação saúda evolução do número de doações.
As reservas de sangue no Instituto Português do Sangue e da Transplantação para os tipos O-, B- e AB- dão apenas para quatro dias
O presidente do Instituto Português do Sangue e Transplantação, Hélder Trindade, pediu a demissão ao ministro da Saúde alegando “razões pessoais”.