Sábado – Pense por si

SÁBADO

Governo afasta administração da Parpública

Decisão foi comunicada esta quinta-feira ao presidente da empresa que gere as participações do Estado, José Realinho de Matos. Conselho de administração foi nomeado no final de 2023 pelo anterior Executivo e afastamento surge semanas depois da insolvência da Inapa.

O regresso das nacionalizações

Desde que a geringonça chegou ao poder, o Estado mudou de forma substancial: passou a ocupar mais espaço, a ser mais intrusivo na vida dos cidadãos (basta ver a nova legislação sobre acesso do Fisco às contas bancárias), a regressar a sectores de onde tinha saído, a entrar em novos sectores sem se saber porquê.

Estado evita OPA à Inapa

A Direção-Geral do Tesouro e Finanças comprou 33% da Inapa à Caixa Geral de Depósitos. Ao Estado, é imputado mais de um terço dos direitos do voto, só que o limite estatuário imposto em 2014 na empresa continua a evitar a OPA.

Inapa disparou 30% antes de anunciar venda da posição da CGD ao Estado

O contrato de venda da posição da CGD na Inapa ao Estado tem a data de 28 de Dezembro de 2018. Nas quatro sessões seguintes as ações ordinárias da cotada dispararam 30%, na melhor semana em seis anos, mas o comunicado ao mercado só foi efetuado no fecho da sessão de 4 de janeiro.

5 coisas que precisa de saber para começar o dia

O mercado anseia por desenvolvimentos sobre as negociações entre os Estados Unidos e a China para perceber se a tendência de recuperação nas bolsas tem pernas para a andar. Hoje poderão surgir novidades e vão ser publicados dados económicos relevantes nos EUA e na Alemanha.

CGD, BCP e Novo Banco passam a ter mais de 70% da Inapa

Com a assembleia-geral desta quinta-feira, a banca perde o direito prioritário na recepção de dividendos da Inapa, que nunca aconteceu, mas asseguram o controlo accionista da distribuidora de papel. Mas há uma impugnação a caminho.

A Newsletter O Melhor do Mês no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.