Que saúde afinal
Sabemos que a saúde será sempre o maior desafio para um governante que tenha a coragem de ser ministro desta matéria.
Sabemos que a saúde será sempre o maior desafio para um governante que tenha a coragem de ser ministro desta matéria.
De nada serve mudar de política se, no terreno, aqueles que têm a responsabilidade de a concretizar, usarem o poder da cancela – muito típico da sociedade portuguesa – para bloquear decisões que terão implicações diretas na vida das pessoas e, por consequência, no próprio sistema.
A covid-19 contribuiu, direta e indiretamente, para um aumento de 16% no número de mortes expectáveis em 2020 e na primeira metade de 2021, com a esperança de vida a cair em 24 de 30 países, sendo as quedas particularmente significativas nos Estados Unidos (menos 1,6 anos) e em Espanha (menos 1,5 anos).
Em 2018, cada doente internado em Portugal permaneceu, em média, 9,1 dias no hospital. É o quarto valor mais alto da União Europeia. Simultaneamente, Portugal apresenta uma das taxas de altas mais reduzidas da Europa, o que indica que foi um dos países que menos internamentos fez.
Os médicos portugueses foram dos poucos entre os países da OCDE que tiveram uma redução da sua remuneração entre 2010 e 2017, revela um relatório da OCDE sobre a Saúde.
OM defende que "não deixa de ser curiosa a forma combativa como o primeiro-ministro defende a existência de cursos de Medicina nas universidades privadas".
Os resultados constam do relatório anual sobre saúde na Europa da OCDE "Health at a Glance".
57 em casa 100 mil habitantes morre vítima desta doença.
Em 2010 a cirurgia ambulatória representava 49,4% do total das cirurgias programadas, número que subiu para 63,2% no final de 2017.
Cerca de 66% das mulheres portuguesas descreveram-se como deprimidas nos últimos 12 meses. Só as islandesas sentem o mesmo entre os 35 países da OCDE
Cerca de 10,1% dos portugueses não consegue comprar os medicamentos prescritos pelos médicos
Portugal é o quinto país da OCDE onde mais nascem bebés com baixo peso. Especialistas apontam o dedo à idade das mães
Existem cerca de 20 casos de demência por cada 1000 habitantes, em Portugal. É o quarto número elevado entre os 35 países que fazem parte da organização.
Conclusão consta do relatório "Health at a Glance 2017".
Ainda assim, Portugal surge acima da média dos países da OCDE nesta matéria.
Uma em cada quatro crianças portuguesas tem excesso de peso, segundo relatório da OCDE. O problema reside nos poucos legumes ingeridos e na falta de exercício físico