
Banco de Portugal confirma revogação da licença do Banif
A autoridade liderada por Carlos Costa confirmou que o BCE pediu a revogação da licença do Banif no final de Maio
A autoridade liderada por Carlos Costa confirmou que o BCE pediu a revogação da licença do Banif no final de Maio
A autoridade liderada por Carlos Costa confirmou que o BCE pediu a revogação da licença do Banif no final de Maio, e que foi pedido o início do processo de liquidação judicial.
Quando há milhões em risco, há gestores individuais e aviões arrestados
No mínimo, uma vez por mês. Gigantes empresariais, milionários, muitos estão a renegociar as suas dívidas. Alguns já perderam iates e aviões
José Gomes, durante mais de uma década responsável da Accenture em Portugal e até ao ano passado presidente executivo da Açoreana, é agora o novo líder da Ageas Seguros, a antiga Axa.
O deputado relator da comissão de inquérito ao Banif sublinhou que os "primeiros responsáveis" pelo que sucedeu ao banco são os administradores que o geriram de forma "insustentável". Governo PSD/CDS e Banco de Portugal também foram criticados
Horácio Roque era um homem com "H grande", defende o antecessor de Jorge Tomé na presidência executiva do Banif. Carlos Duarte de Almeida ainda guarda memórias de lições do comendador.
Numa audição em que foi sempre pedindo esclarecimentos sobre as perguntas feitas, e em que deu respostas telegráficas, a responsável da Ernst & Young percorreu a ligação da auditora ao Banif entre 2008 e 2013.
O Banco de Portugal fazia a supervisão de várias empresas do grupo Banif. E também seguia as relações entre as sociedades, que a gestão pretendia antecipar, segundo o líder do banco entre 2010 e 2012.
O dona das seguradoras Açoreana e Tranquilidade vai comprar mais uma empresa. O fundo americano acordou a aquisição da empresa de alarmes ADT por 15 mil milhões de dólares.
Tentou a Fidelidade. Comprou a Tranquilidade. Tentou a Axa. Acordou a compra da Açoreana. São histórias da vida da Apollo em Portugal, onde o fundo americano tem estado às compras. O Novo Banco foi um dos alvos.
Mário Centeno diz que o atual executivo só percebeu a gravidade da situação quando tomou posse.
PSD pergunta qual o destino dos trabalhadores da seguradora.
A gestora de "private equity" que tem a Tranquilidade está a negociar em exclusivo a compra da Açoreana. Os norte-americanos têm uma semana para analisarem contas da antiga seguradora do Banif e tentarem fechar um acordo.
A três dias de o Banco de Portugal ditar o fim do Banif, a Caixa Económica Montepio Geral colocou um processo a quatro entidades do Banif. O Diário Económico indica que o processo se deve ao fundo Lusíadas, gerido pelo banco que vai, agora, ser liquidado.
Os accionistas e detentores de dívida subordinada sofrem perdas. Os clientes são transferidos para o Santander Totta e ficam com os depósitos seguros. Cerca de três quartos dos trabalhadores do Banif também mudam de banco.