Sábado – Pense por si

Itália entra em recessão e arrisca novo confronto com Bruxelas

O governo italiano fala em "fase transitória" e anuncia já a recuperação para o segundo semestre, contudo certo é que Itália entrou oficialmente em recessão. Metas para o crescimento são praticamente inalcançáveis, o que poderá exigir um orçamento retificativo e um novo embate com a UE. Bruxelas não comenta, por agora.

Itália entra em recessão no final de 2018

O ministro das Finanças italiano, Giovanni Tria, tem razões para estar preocupado: a economia italiana entrou oficialmente em recessão. Já em Espanha o Governo socialista tem razões para celebrar.

As fintas do Ronaldo das Finanças no Eurogrupo

Um ano depois, o balanço do mandato de Centeno não é tão favorável na Europa como em Portugal. A Grécia fez a "saída limpa", mas um vídeo polémico estragou a imagem. A reforma da Zona Euro avançou, mas ficou aquém dos objetivos. O confronto orçamental com a Itália resolveu-se, mas a fratura mantém-se. Certo é que a sua reputação internacional subiu ao ser escolhido o melhor ministro das Finanças da Europa.

Conte assume negociações com Bruxelas e esforça-se por baixar o défice

Salvini e Di Maio "encostaram" o ministro das Finanças Tria que já não lidera as negociações com a Comissão Europeia acerca da proposta orçamental transalpina. É agora o primeiro-ministro Conte quem negoceia directamente com Bruxelas e que, ao mesmo tempo, tenta convencer Salvini e Di Maio a baixar a meta para o défice.

Itália aproxima-se da Comissão Europeia cedendo sem mostrar que cede

A esperada reunião das quatro principais figuras do governo italiano terminou sem a mensagem esperada em Bruxelas e pelos mercados: as metas orçamentais são para manter. Contudo, as autoridades transalpinas ponderam redimensionar o impacto orçamental de duas das medidas-bandeira prometidas pelo 5 Estrela e pela Liga.

5 coisas que precisa de saber para começar o dia

Esta terça-feira, a Navigator estará a reagir ao anúncio de que vai aumentar os preços do papel na Europa já a partir de Janeiro. Os investidores estarão também a reagir aos desenvolvimentos no âmbito do Brexit e do Orçamento de 2019 de Itália, mantendo igualmente no radar as criptomoedas, que têm vindo a afundar.

A Newsletter O Melhor do Mês Registados no seu e-mail
Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior. Enviada mensalmente