
Portugal é o 4.º país que mais dinheiro recebeu da UE para investimentos
Entre 2015 e junho deste ano, Portugal teve financiamentos de 2,5 mil milhões de euros em verbas do Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos.
Entre 2015 e junho deste ano, Portugal teve financiamentos de 2,5 mil milhões de euros em verbas do Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos.
Estão definidos os montantes que cada Estado-membro da UE vai receber no âmbito do Plano Juncker para o crescimento. Portugal é o quarto país que recebe mais face ao PIB, beneficiando de um investimento do BEI de 2,1 mil milhões de euros que poderá espoletar investimentos superiores a 6 mil milhões.
Dos 53 mil milhões de euros destinados aos Estados-membros da União Europeia, 1,9 mil milhões foram entregues a Portugal.
Os países da União Europeia precisam de mais dinheiro para implementar medidas de descarbonização até 2030. Mas no Parlamento Europeu há quem duvide que seja possível atingir este nível de financiamento.
O Plano Juncker já rendeu 16 milhões para a Nova School of Business and Economics, para a concepção e construção do novo campus.
Os Laboratórios Basi vão receber um financiamento de 20 milhões de euros do BEI, no primeiro empréstimo directo a uma empresa portuguesa de média capitalização no âmbito do "Plano Juncker".
Bruxelas já tinha dado o seu ok, em Novembro. O Governo aprovou esta quinta-feira os novos estatutos da IFD ? Instituição Financeira de Desenvolvimento que lhe vão permitir alargar os apoios às empresas.
Já começam a surgir projectos em Portugal, mas no Norte do país não há investimentos, avalia José Manuel Fernandes, eurodeputado português e relator do Plano Juncker.
O eurodeputado do PSD José Manuel Fernandes foi nomeado relator da Comissão dos Orçamentos para o Plano Juncker, que vai disponibilizar 315 mil milhões de euros à economia europeia.
O presidente da Comissão Europeia instou os Governos a apoiarem o seu plano. A disciplina orçamental é para manter, mas Bruxelas promete um tratamento favorável para as contribuições públicas para o novo fundo europeu de investimento que será criado com o apoio do BEI.