
Incêndios: Detidas 36 pessoas em flagrante delito este ano
A GNR avança ainda que este ano foram sinalizadas, em todo país, 10.417 situações de falta de limpeza de terrenos.
A GNR avança ainda que este ano foram sinalizadas, em todo país, 10.417 situações de falta de limpeza de terrenos.
A GNR sinalizou mais de dez mil situações de falta de limpeza dos terrenos, nos cinco primeiros meses do ano.
A GNR revelou que já identificou, no âmbito da Operação Floresta Segura, 13.949 situações de possibilidade de incumprimento da limpeza dos terrenos em zonas de risco de incêndio e já passou 16 autos de contraordenação por queimas e 58 por queimadas.
Suricatas, ouriços pigmeus africanos e duas espécies de pavões, entre outros animais, foram encontrados no meio da floresta. Foi identificada uma mulher de 65 anos.
Empresas florestais avisam que "há menos procura" por parte dos proprietários, devido à falta de capacidade financeira para pagar trabalhos de limpeza.
A campanha tem como objetivo prevenir comportamentos de risco, garantir a segurança das populações e do seu património e salvaguardar o tecido florestal nacional.
Este ano houve menos procura dos proprietários por estes trabalhos, temendo-se, por isso, "grandes catástrofes".
Governo alargou o prazo para respeitar as regras de gestão de combustível até 30 de junho, mas GNR já emitiu mais de dois mil autos por falta de limpeza. Multas podem variar entre os 1.600 e os 120 mil euros.
Proprietários, em caso de incumprimento, ficam sujeitos a contraordenações, com coimas entre 280 e 120 mil euros.
"A Operação Floresta Segura da GNR está em curso conforme planeado, com as devidas restrições impostas pela vigência do estado de emergência" para combate à pandemia, explicou a GNR.
Foram instauradas pela GNR 400 contraordenações relativamente a queimas e queimadas entre abril e maio.
Na última semana foram publicados no portal Base 2.534 contratos de empreitadas e de aquisição de bens e serviços no valor global de 201,1 milhões de euros. Deste total, 1267 foram por ajuste direto (29,2 milhões) e 266 após concurso público (123,5 milhões de euros).
A Guarda Nacional Republicana (GNR) revelou hoje que foram levantados 8.425 autos de notícia por contraordenação devido à falta de limpeza de terrenos florestais durante 2018, o que corresponde a uma média de 23 infrações identificadas por dia.
Iniciativa tem inicio esta terça-feira em todo o território no âmbito da prevenção e deteção de incêndios.
Operação levada a cabo pelos militares da GNR aconteceu esta segunda-feira, na Guarda.
A detenção foi feita na terça-feira, pelo Núcleo de Proteção Ambiental.