Sábado – Pense por si

3
Manuel António Mota com a mulher e os filhos. Nos anos 60 chegava a estar seis meses fora
Fernando Esteves

As aventuras da família Mota

Nos anos 40, Manuel Mota montou escritório numa pensão em Luanda e em 1962 já tinha o apoio de Wall Street. António Mota expandiu o negócio criado pelo pai.

ChatGPT Atlas
Negócios

Dona do ChatGPT apresenta browser Atlas e desafia Chrome

O que tem o Atlas que o Chrome não tem? Um ChatGPT. Esta é a resposta mais curta que o assistente pode dar, ainda que opte por fazer a comparação dos sistemas operativos. A OpenAI quer continuar a ganhar espaço no mundo digital.

Vasco da Gama mandou açoitar duas mulheres que viajaram clandestinas para a Índia
Susana Lúcio

As mulheres nos Descobrimentos

Houve quem tivesse lutado em praças africanas, enriquecido com o açúcar e influenciado cortes orientais. As que ficaram contribuíram para a sobrevivência de Portugal.

Júlia Palha é Cecília em Lavagante, filme que retrata amor, engano e repressão na Lisboa nos anos 60
Tiago Neto

"Lavagante": um filme para combater o esquecimento

No centenário de Cardoso Pires, Mário Barroso revive uma história de paixão, engano e coragem nos anos 1960. O filme, com Júlia Palha e Nuno Lopes no elenco, chega esta 5.ª feira às salas.

Martim sabe que este ano o telemóvel não sai da mochila
Mónica Baltazar

O fim dos telemóveis nas escolas

Mesas de matraquilhos e torneios – tudo vale nos novos recreios. A partir de 11 de setembro já não entram smartphones no 1º e 2º ciclo. Fomos conhecer quem já combatia o vício dos ecrãs e saber como se vão adaptar os agrupamentos.

Susana Lúcio

30% dos adolescentes portugueses autolesionam-se

Estudo realizado em turmas do 7º ao 11º ano identificou uma epidemia silenciosa de jovens que se magoam para mascarar sofrimento emocional. “É quase como se a dor física fosse mais suportável do que a dor mental”, diz a autora do estudo, a psicóloga Maria de Jesus Candeias

Ana Taborda

Van Zeller, a história de uma família que se fez portuguesa

Um empresário agrícola que ofereceu a primeira guitarra a Amália Rodrigues, o militar inglês que perdeu o braço na II Guerra, o parente excêntrico que subia o Chiado de marcha atrás num Rolls-Royce e uma das famílias mais ricas do País. Estes são os descendentes de Arnaldo João.

A Newsletter O Melhor do Mês no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.