Sábado – Pense por si

Governo italiano anuncia acordo com Bruxelas sobre orçamento para 2019

Fontes do Ministério italiano das Finanças citadas pela imprensa transalpina adiantam que Roma e Bruxelas chegaram a acordo sobre a proposta orçamental italiana. A confirmar-se, a Comissão Europeia poderá acolher o esboço de orçamento do governo italiano e retirar o pedido de abertura de um procedimento por défices excessivos.

Bruxelas castiga Itália, elogia Grécia e avisa Portugal

A Comissão vai propor ao Conselho Europeu a abertura de um procedimento por défices excessivos a Itália, castigando o país por ser um "caso particularmente grave de incumprimento". Para Portugal mantêm-se os avisos de "risco significativo". Tiago Varzim, jornalista do Negócios, explica o que está em causa.

5 coisas que precisa de saber para começar o dia

Esta quarta-feira os investidores continuarão atentos ao movimento de sell-off nos mercados, com destaque para as acções e o petróleo. Em destaque estará também o facto de a Comissão Europeia se pronunciar sobre os orçamentos dos membros do euro e poder dar um primeiro passo para abrir um Procedimento por Défices Excessivos contra Itália.

Carlos César: PS é o único capaz de negociar à esquerda e à direita

O presidente socialista defende que o PS ocupa uma posição "central na esquerda portuguesa" que lhe confere uma "posição privilegiada na concertação social e diálogo partidário". Diálogo em que o PS se afirma como o único "aceite numa interlocução à esquerda e à direita".

Costa agora quer virar a página da austeridade na Europa

Num debate denominado "Novo Impulso para a Europa", o primeiro-ministro português defendeu ser a hora de também ao nível da União Europeia ser alterado o rumo das políticas. Nesse sentido, António Costa insiste na importância de a Zona Euro dispor de capacidade orçamental própria.

Défice melhorou 1.607 milhões no ano passado

O ministro das Finanças fechou o ano de 2017 com um défice em contabilidade pública 1.607 milhões abaixo do registado no ano anterior. Mário Centeno garante que os objectivos fixados no Orçamento foram alcançados pelo segundo ano seguido.

França vai ter défice abaixo de 3% pela primeira vez numa década

O Ministério das Finanças francês deverá fechar o ano de 2017 com um défice orçamental inferior ao limite-máximo de 3% estabelecido pelas regras de Maastricht, cumprindo este objectivo pela primeira vez em 10 anos. Recuperação económica e consequente aumento das receitas fiscais justificam optimismo.

Costa: "Chegou o tempo de vencer os bloqueios ao nosso desenvolvimento"

O primeiro-ministro dirigiu-se ao país na habitual mensagem de Natal. António Costa falou sobre os incêndios que assolaram o país, mas também sobre o desempenho económico, sublinhando que o crescimento deste ano será o maior desde o início do século. E defendendo que é hora de Portugal vencer os bloqueios ao desenvolvimento, com uma aposta prioritária no emprego digno.

A Newsletter O Melhor do Mês no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.